A nona edição da "Quelly - Mostra Internacional de Cinema de Gênero e Sexualidade" acontece de 27 a 30 de agosto no Teatro João do Vale, em São Luís, Maranhão. Com curadoria de George Pedrosa e Daniel Nolasco, o evento reúne filmes nacionais e internacionais que exploram o queer antes de sua popularização como pauta política ou tendência nas redes sociais. Este ano, a mostra reflete sobre os desafios de criar obras queer em meio a pressões comerciais, destacando a complexidade do termo. “O queer vai além do que nos vendem em excesso nas redes”, diz Nolasco.
Abertura e Encerramento de Peso
A abertura será com "Salomé", de André Antônio, premiado com sete troféus no Festival de Brasília, incluindo melhor longa. O filme pernambucano reinterpreta a história bíblica com ousadia e mistura de gêneros. O encerramento traz "Onda Nova", clássico moderno de José Antônio Garcia e Ícaro Martins, celebrando o cinema nacional.
Programação Diversa
A mostra exibe títulos como "Todo Cuidado é Pouco", de Ventura Profana, "Memorabilia", "Kassandra com K", de Rivanildo Feitosa, "Poesia no Vinho de Seus Lábios", de Matheus Monteiro, e "Fabulosas - Operação Aranha", de Th Fernandes e Lua Lamberti. Outro destaque é "Um Minuto é uma Eternidade Para Quem Está Sofrendo", de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro, um diário íntimo e honesto do diretor.
Atividades e Reflexão
Além das exibições, a "Quelly" promove debates. Nos dias 29 e 30, a Oficina Metamorfose, ministrada por Aura do Nascimento, de "Salomé", explora artes visuais e filosofia no Espaço Chão. No dia 28, André Antônio apresenta uma masterclass no Teatro João do Vale.
Como Participar
As sessões são gratuitas, mas com lotação limitada. Ingressos serão distribuídos uma hora antes na bilheteria do João do Vale. A programação completa está no Instagram @mostraquelly. A "Quelly" reforça o cinema queer como espaço de reflexão e transformação.
 |
Fabulosas - Operação Aranha |
Nenhum comentário:
Postar um comentário