quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Elton John: Never too Late (EUA/Reino Unido, 2024)

"Elton John: Never Too Late" é um documentário biográfico eletrizante, comovente e esclarecedor sobre o lendário cantor/compositor e pianista Elton John. Os codiretores RJ Cutler e David Furnish, marido de Elton, combinam filmagens de arquivo, imagens contemporâneas, fotografias, animações entrevistas e filmagens de shows para mapear a ascensão de Elton John à fama, sua infância traumática até sua turnê de despedida Farewell Yellow Brick Road Tour.

Apesar de falar muito sobre as lutas emocionais do artista, o filme não se detém nelas; é mais sobre sua resiliência e como ele conseguiu vencer as adversidades, apesar de vir de um lar abusivo. Ele discute abertamente sua sexualidade e como ele nem mesmo a explorou e descobriu até os 20 e poucos anos.

Ao se preparar para escrever suas memórias , Elton John teve uma série de conversas com o jornalista Alexis Petridis. Os cineastas utilizam suas  declarções ao longo do filme. Um breve lembrete de sua popularidade durante o início dos anos 1970: ele gravou 13 álbuns entre 1970-1975, com sete discos alcançando o primeiro lugar nas paradas da Billboard. 


O filme fala sobre se assumir na década de 1970 e as repercussões negativas iniciais que isso teve em sua carreira. Mas ele fala sobre sua determinação em permanecer fiel a si mesmo, não importando as consequências. As conversas abordam sexo e pornografia. O vício também é um grande tópico do filme. Elton John que está limpo e sóbrio desde 1990, fala sobre seu uso de cocaína e não hesita em analisar os aspectos bons e ruins de sua experiência.


O documentário concentra-se naturalmente nos grandes sucessos, mas também se concentra en sua relevância atemporal, que é ainda mais enfatizada ao mostrar um encontro com Dua Lipa ou preparando a versão de Hold Me Closer, um dueto com Britney Spears, no estúdio. 


Do vazio do estrelato à descoberta de propósito por meio da família e da sobriedade, sua jornada oferece inspiração.  Ao entrelaçar o brilhantismo passado de Elton com suas reflexões posteriores, o filme lança luz sobre o presente duradouro de um artista para o mundo embalado por canções inesquecíveis que continuam comovendo pessoas em todas as gerações. Never Too Late ilumina Elton John em cores vivas, criando um tributo comovente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário