Lista é lista! É pessoal e gera debate e desacordo. Eis que com muito esforço, consegui eleger os meus 10 favoritos de 2024, que foi um ano marcado por narrativas, não apenas queer, mas que saíram da caixa.
2024 foi lindo para o cinema queer, com filmes ganhando visibilidade por todos os lados. Foi um ano onde nosso cinema mais uma vez ganhou reconhecimento internacional e que filmes de temática LGBTQIA+ tiveram mais espaço, tanto em festivais, quanto nas Salas de Cinema, ainda que com distribuição limitada.
A lista inclui filmes de 2023 e 2024, majoritariamente lançados esse ano, e alguns ainda inéditos em circuito.
10 - Love Lies Bleeding - O Amor Sangra(Love Lies Bleeding, Reino Unido/ EUA, 2024)
Juntas, Kristen Stewart e Katy O’Brian, as mulheres do filme de Rose Glass, explodem com uma paixão que não é mostrada apenas em suas cenas de amor, mas com a conexão de seus espíritos. Lou e Jackie imediatamente apoiarão uma à outra, não importa o que aconteça.
08 - I Saw the TV Glow (EUA, 2024)
"I Saw the TV Glow" é um exame sonhador, mas com tons de horror, da experiência queer especificamente trans. Esse é um dos aspectos definidores da narrativa, que a roteirista e diretora Jane Schoenbrun, ela mesmo transgênero, tem destacado em aparições na mídia para que ninguém entenda mal as escolhas feitas.
07 - Sem Coração (Brasil/França/Itália, 2023)
O filme, de Tião e Nara Normande, é um microcosmo da própria vida repleto de momentos únicos e inesquecíveis, retratando um espectro de experiências humanas, da alegria à tristeza, da perda ao ganho, do medo do desconhecido à descoberta do amor profundo.
A animação em stop-motion, de Adam Elliot, se desenrola na Austrália dos anos 1970 e acompanha a vida de Grace Pudel, uma jovem melancólica e colecionadora de caracois, romances e porquinhos-da-índia. Após a morte prematura de sua mãe durante o parto, Grace e seu irmão gêmeo, Gilbert, são criados por seu pai, Percy, um ex-jongleur paraplégico e alcoólatra. A tragédia volta a assombrar a família quando Percy morre, levando à separação dos irmãos, que são enviados para lares adotivos diferentes.
O filme conta a história de um artista drag queen chamado Jules (Nathan Stewart-Jarrett), que se torna alvo de um ataque homofóbico nas mãos de Preston (George MacKay) e seu grupo de amigos. Meses depois, Jules reconhece seu agressor em uma sauna gay e decide se vingar.
04 - Todos nós Desconhecidos (Reino Unido/EUA, 2023)
Muita gente não irá concordar, eu, porém convivo com o luto desde a infância e a conexão com o personagem Adam, de Andrew Scott foi imediata. O longa de Andrew Haigh é um acerto de contas com o passado, mas também um conto sombrio e melancólico sobre solidão e lidar com traumas.
02 - Baby(Brasil/França/Países Baixos, 2024)
01 - Caminhos Cruzados (Crossing, Suécia/Dinamarca/França/Turquia/Geórgia, 2024)
Em uma jornada de autodescoberta e aceitação, duas mulheres de gerações distintas se encontram por acaso. Uma delas, uma jovem transgênero que presta assessoria a outras mulheres trans em Istambul, e a outra, uma mulher mais velha que busca pela sobrinha desparecida, uma mulher trans renegada na Georgia. Juntas, elas embarcam em uma viagem emocional que as leva a explorar seus próprios caminhos cruzados, enfrentando preconceitos, descobrindo segredos familiares e encontrando uma conexão profunda que transcende as barreiras sociais.
GOSTOU? QUE FILME FICOU FALTANDO? LÁ NO LETTERBOXD, DA PÁGINA, ESTENDEMOS PARA UM TOP 20.
POSTS RELACIONADOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário