quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Out (Países Baixos, 2024)

'Out', de Dennis Alink, segue Tom (Bas Keizer) e Ajani (Jefferson Yaw Frempong-Manson), que estão secretamente em um relacionamento. Eles vivem em Twente, uma cidade que não é muito favorável à pessoas LGBTQIA+. O filme tem um forte caráter autobiográfico, já que o próprio Alink cresceu como pessoa queer em Twente, na Holanda.

Uma vez morando em Amsterdã, eles são incluídos em um grupo de pessoas LGBTIQA+ que conhecem enquanto saem. Dentro desse grupo, Fernando (Fjodor Jozefzoon) e Julian (Robbert Rodenburg) desempenham um papel especialmente importante. Gradualmente fica claro que a cena gay de Amsterdã combina melhor com Ajani do que com Tom e a questão é se o relacionamento deles sobreviverá.


Tom percebe que os dias em que ele e Ajani faziam curtas-metragens juntos, sozinhos, já se foram. Eles começam a se distanciar e começam suas próprias jornadas para construir suas identidades na vida inebriante da cidade grande.


O diretor Dennis Alink conta com arte a história de revelação de seus personagens, não apenas por sua sexualidade, mas também por seus lugares na cultura gay e nas comunidades holandesas. Apesar do cenário do filme, a história é universal.


Lindamente filmado em preto e branco, a produção  conta uma história cativante sobre jovens queer tentando descobrir onde eles pertencem no mundo. O filme apresenta performances fantásticas dos dois atores principais, retratando os jovens personagens que enfrentam as novas cenas gays emocionantes e confusas.


Uma jornada tão selvagem de amadurecimento em que os protagonistas provincianos têm que lutar pela liberdade não é nada novo, mas Alink trilha o caminho do gênero já percorrido com diálogos espirituosos e muito talento visual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário