segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Maré Alta (High Tide, EUA, 2024)

Maré Alta, de Marco Calvani, segue Lourenço(Marco Pigossi) que viajou para Provincetown, Massachusetts,  com um namorado, apenas para levar um fora com o visto prestes a expirar. Ele trabalha limpando casas e logo descobre que, embora seja valorizado por sua beleza, isso não é nada útil.

Morar sem pagar nada na bela casa de hóspedes de Scott (Bill Irwin), um setentão, permite que Lourenço tenha uma base para trabalhar e também para explorar a área, percebendo as sutilezas da vida queer ao seu redor.


Marco Calvani aborda dores pessoais que se desdobram no rosto de Lourenço com empatia. Sua câmera explode em closes vívidos que expõem a beleza triste nas feições de Pigossi, transmitindo camadas de desespero.

Na praia, ele conhece o tranquilo e acolhedor Maurice (James Bland), um raro homem negro, num grupo que também inclui a personagem da atriz Maya Taylor, de Tangerina(2015). O vínculo deles é imediato, mas Maurice precisa retornar à realidade, sua vida como enfermeiro no Queens.



Calvani se detém no doce olhar entre os amantes quando eles expõem suas almas um ao outro. Enquanto Maurice tem que lidar continuamente com o racismo aberto e sutil em sua terra natal, a educação religiosa de Lourenço o assombra com conceitos profundamente incutidos de pecado e salvação.


Junto com Maurice, outra figura importante no tempo de Lourenço na cidade é Miriam (Marisa Tomei). Miriam, a ex-esposa de seu chefe abusivo Bob (Sean Mahon), está explorando sua sexualidade, uma artista de espírito livre, e seus conselhos e mera presença dão vida a Lourenço, da mesma forma que a natureza e o mar.


Lourenço é lindamente e empaticamente retratado por Pigossi, com um inglês afiado, que lhe dá a mistura perfeita de charme, inocência e desilusão. O tom do filme é natural como a vida, assim como a performance do ator.


O longa mergulha em vários temas profundos sobre a experiência humana, como imigração e racismo. Em sua essência examina o que significa sentir um senso de pertencimento. Lourenço luta contra a solidão em um lugar desconhecido. Seu romance com Maurice oferece conforto temporário, mas ambos entendem que seu tempo juntos é limitado.


2 comentários:

  1. https://drive.google.com/drive/folders/1IS4iLfQuIunDQyaRDiEA6HgVojMVEZkA?usp=sharing

    ResponderExcluir
  2. a legenda:
    https://drive.google.com/file/d/1NFv0qwZAzmvI7ZbsG7_5UGhDM2Mw1pRk/view

    ResponderExcluir