sábado, 30 de setembro de 2023

Sing in Love( ‘恋い焦れ歌え, Japão, 2022)



Sing in Love, de Izuru Kumasaka, é um filme japonês sobre um professor que sofre um trauma de agressão sexual. Um predador violento ataca o personagem principal no meio da noite, deixando-o psicologicamente marcado. Apesar de denunciar o crime, a polícia não efetua uma prisão. 

O enredo é perturbador, os temas angustiantes e o comportamento do antagonista desconfortável. O filme explora o trauma de agressão sexual e seu tormento psicológico através de uma lente escura e retorcida. 


Uma noite, Jin(Yu Inaba) está voltando do trabalho. Ele faz uma pausa no parque. De repente, um homem emerge das sombras e o ataca. O agressor desconhecido domina Jin, subjuga-o e retira suas roupas à força. O predador agride sexualmente Jin, que é impotente para revidar.


Após o ataque, Jin relata seu estupro à polícia. Apesar das promessas de investigar o caso, eles não encontram pistas. Três meses depois, a polícia ainda não fez uma prisão. Enquanto isso, Jin tenta deixar de lado o incidente traumático e seguir em frente. Jin não contou à esposa o que aconteceu. No entanto, ela desconfia. Ele começa a procurar um terapeuta e ajuda profissional.


Um dia, um jovem chamado Kai(Kenshin Endo) se aproxima de Jin e revela que ele é o abusador. Kai provoca sua vítima e ri do incidente, chamando-se de caçador. Ele ataca Jin, que cai inconsciente. Jin acorda e se encontra em um terreno abandonado ocupado pelos amigos de Kai. Kai revela a todos o que aconteceu com Jin. Ele ainda ameaça machucar a esposa.


Um Jin humilhado tenta confrontar seu inimigo, mas Kai e seus amigos revidam. O grupo domina o professor. Kai provoca Jin ainda mais ao subir ao palco e fazer um rap sobre a agressão sexual. Jin o ataca no palco. No entanto, os amigos de Kai filmaram o encontro violento. As imagens vazam para a escola, destruindo a reputação do professor. 


A experiência traumática abala profundamente a certeza de Jin sobre os pilares de sua vida, incluindo seus desejos. Ele perde o apetite sexual e não quer se envolver em afeto físico. A incapacidade de Jin de ser íntimo de sua esposa o manda para uma toca de coelho. Ele começa a ficar confuso sobre sua sexualidade. Jin, que já se identificou como um homem hétero, pesquisa palavras-chave gays online e visita um profissional. Essas ações erráticas vêm da turbulência interior do protagonista. Ele não se conhece mais. Ele está perdido e procurando uma explicação que valide seu vazio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário