terça-feira, 12 de setembro de 2023

Desperate Souls, Dark City And The Legend Of Midnight Cowboy(EUA, 2022)

O brilhante documentário, de Nancy Buirski, Desperate Souls, Dark City And The Legend Of Midnight Cowboy, revisita o clássico, de 1969, dirigido por John Schlesinger e o impacto que causou na sua década e também nas posteriores.

Buirski não fala apenas sobre este filme histórico, vencedor do Oscar, mas sobre como ele se encaixou no mundo em meados dos anos sessenta. Não era apenas o clima político na época que era uma questão importante, mas também o clima moral.

Midnight Cowboy é estrelado pelo ator então desconhecido, Jon Voight interpretando um prostituto com grandes referências sexuais e também cujo relacionamento na tela com Dustin Hoffman, como Ratso, tem fortes conotações homossexuais, antes de isso ser legalizado. 


Bob Balaban admite que foi uma maravilha que o filme tenha sido realizado pela Universal, um grande estúdio, e acrescenta que acreditava que nunca teria luz verde nos dias de hoje. Além de Balaban, há uma série de outras entrevistas com os atores de Midnight Cowboy, Jon Voight, Brenda Vaccaro e Jennifer Salt, além de Brian De Palma, Charles Kaiser, Edmund White, sobrinho de Schlesinger, o escritor Ian Buruma, e parceiro de Schelsinger por cerca de 30 anos, o produtor/fotógrafo Michael Childers. A ausência notável é a de Hoffman.

.

Schlesinger era um paradoxo, já que depois de Midnight Cowboy ,em 1971 ele fez Sunday Bloody Sunday o primeiro filme abertamente bissexual e o primeiro beijo cinematográfico gay de todos os tempos. No entanto, ele ainda estava no armário na época.


O documentário sugestivo, abrangente e cada vez mais oportuno nos deixa no início com Jon Voight contando a história de seu encontro com John Schlesinger em plena dúvida no final das filmagens de Midnight Cowboy. O filme ganhou três Oscars, Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Diretor. 


O teste de câmera de Voight o apresenta vestido com chapéu preto e camisa roxa, completo com flores vermelhas que lembram manchas de sangue. As imagens do Vietnã funcionam como um fio sinalizador para a época. As combinações incrivelmente intrincadas de visuais e sons  formam uma rede de significados, uma homenagem emocional e um chamado à conscientização para o momento presente.


Passo a passo, as referências se ampliam e o documentário se abre para a história do cinema e conceitos de masculinidade. E caminha, por A Noviça Rebelde, Roberto Rossellini, Vittorio De Sica, Jean-Luc Godard, até os dias de hoje. Esta é a lenda de Midnight Cowboy.




POST RELACIONADOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário