sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Borrowed(EUA, 2022)

Desenvolvido a partir da peça escrita pelo premiado produtor da Broadway Jim Kierstead, Borrowed é um thriller psicológico dirigido por Carlos Rafael Betancourt e Oscar Ernesto Ortega. O filme segue um artista recluso e profundamente perturbado, David (Jonathan Del Arco), que convida um jovem, Justin (Héctor Medina), para sua casa isolada.

Com o flerte aberto começando imediatamente após a chegada de Justin, fica claro que os dois estão atraídos um pelo outro. Ao longo da noite, Justin modela para David enquanto pinta, e os dois têm uma refeição quase romântica . A intenção por trás da visita de Justin é um tanto obscura; David o convidou com a pretensão de apenas fazer alguma modelagem casual, ou o jantar está prestes a virar um sequestro?


A noite dá voltas e reviravoltas, um jogo de gato e rato que às vezes parece angustiante e outras vezes surpreendentemente sensual quando a vida e as intenções de David são reveladas e Justin é repelido e atraído pelo perturbado e intrigante homem. Os dois têm, em vários momentos, oportunidades de se separarem, mas pelo destino e pela força são continuamente mantidos juntos.


Borrowed é parte thriller psicológico e parte um intenso drama interpessoal, um filme que depende quase inteiramente de seu elenco, pequeno e íntimo, para entender o material e se beneficia do fato de que Del Arco e Medina claramente voam em seus papeis.

Transferindo a escuridão do palco para um filme com um cenário mais urbano, mais vibrante e ambientando na sedutora Florida Keys, Borrowed aproveita sabiamente a luz natural e as lentes de Ortega para o filme, elas são íntimas, às vezes intimidadoras.


Borrowed certamente não é  um filme para todos, pois suas mudanças de tom podem ser facilmente mal interpretadas e psicologicamente desafiadoras. No entanto, é uma obra legitimamente indie, atenciosa e envolvente, e também é um forte drama psicológico que parece dolorosamente pessoal e, no entanto, universal em temas de empatia, perdão e o poder de cura do amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário