quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

TOP 10 CINEMA LGBTQIA+ ARGENTINO

Para celebrar a indicação de ‘Argentina, 1985’, de Santiago Mitre, disponível no Prime Video, ao Oscar de Filme Internacional, e ainda a visita diplomática de nosso presidente a terra do tango e até mesmo a vitória do país na Copa, a página resolveu eleger os seus 10 filmes hermanos de temática LGBTQIA+, mais queridos!


10 - Camila Sairá Essa Noite(Camila Saldrá Esa Noche, Argentina, 2021)

 

Escrito e dirigido por Inés María Barrionuevo, co-escrito por Andrés Aloi, em Camila Sairá Esta Noite, quando sua avó fica gravemente doente, Camila(Nina Dziembrowski), é forçada a se mudar para Buenos Aires, deixando para trás uma escola pública liberal de ensino médio para uma instituição privada tradicional. Fazer um filme sobre adolescentes que um público mais amplo possa desfrutar não é uma tarefa fácil, mas o longa está à altura desse desafio. Ele consegue capturar de forma impressionante a juventude de sua história sem sobrecarregar o tom, mantendo uma atmosfera convincente e sincera.



09 - Outra história de amor(Otra historia de Amor, Argentina, 1986)

Outra História de Amor, de Americo Ortiz de Zarate, foi um dos primeiros filmes argentinos a tratar a homossexualidade, e causou polêmica por mostrar o relacionamento de um chefe, casado e pai de família, com outro homem. Jorge Castro(Mario Pasik) está há um mês trabalhando na empresa, quando revela a seu chefe Raul Loreras(Arturo Bonin) que se sente atraído por ele.


08 - Fim de Século(Fin de Siglo, Argentina, 2019)

As ruas de Barcelona por onde Ocho(Juan Barberine) percorre, e seus ruídos silenciosos, marcam o começo do longa de estreia do argentino Lucio Castro, uma bela história de amor, sobre um caminho não percorrido. Quando avista Javi(Ramon Puiol) na praia, Ocho se sente intimamente atraído, mas somente quando o vê da janela de um Airbnb onde está instalado, pois mora em Nova York, é que o chama.


07 - Marilyn(Argentina/Chile, 2018)


Fica claro desde a abertura de Marilyn, de Martin Rodriguez Redondo, que o protagonista, Marcos (Walter Rodríguez), admira roupas e acessórios femininos. Ele ajuda sua mãe Olga (Catalina Saavedra) a escolher vestidos e muitas vezes os usa em segredo. Marcos é um adolescente reticente, muitas vezes levado a realizar tarefas na fazenda da família, que se tornam mais necessárias após a morte repentina de seu pai. Baseado em fatos reais, o filme é um conto sombrio e brutal.


06 - Esteros(Brasil/Argentina, 2016)


O filme de estreia do diretor Papu Curotto,  Esteros, é um conto relativamente clássico em seus traços gerais, contando a história de Matias(Ignacio Rogers) e Jerónimo(Esteban Masturini), dois melhores amigos de longa data que aparentemente se afastaram após a infância. 


05 - Un Año sin Amor(Argentina, 2005)


Longa de estreia de Anahí Berneri, o filme, ganhador do Teddy Award, em 2005, adapta a autobiografia de Pablo Perez. Em 1996, o gay e soropositivo Pablo(Juan Minorín) entediado com sua rotina de sexo em cinemas, e solitário, começa a escrever um diário com suas experiências.


04 - Ausente(de Marco Berger, Argentina, 2011)


No longa, de Marco Berger, ganhador do Teddy Award, no Festival de Berlim, Martin(Javier de Pietro) é um adolescente que está interessado em Sebastian(Carlos Echeverria), seu professor de educação física. Após inventar uma série de desculpas, ele consegue passar uma noite na casa do professor, que é comprometido com uma mulher. Porém, quando Martin demonstra suas verdadeiras intenções, uma forte tensão se instaura entre os dois e Sebastian se vê seduzido pelo aluno. Ele passa, então, a ser confrontado com um dilema moral por sua posição de professor.


03 - XXY(Argentina, 2007)

Ganhador do Goya de Melhor Filme Ibero-americano, XXY adentra o universo intersexo. Tentando fugir dos médicos que desejam alterar a ambiguidade genital de Alex, seus pais a levam para um vilarejo no Uruguai. Eles estão convencidos de que uma cirurgia deste tipo seria uma violência ao corpo da adolescente e, com isso, vivem isolados numa casa nas dunas. Até que, um dia, a família recebe a visita de um casal de amigos, que leva consigo o filho adolescente. É quando Alex, que está com 15 anos, e o jovem, de 16, sentem-se atraídos um pelo outro. Com a sempre ótima atuação de Ricardo Darín. .


02 - O Anjo(El Angel, Argentina/ Espanha, 2018)


 Baseado na biografia de Carlos Robledo Puch, o anjo assassino da Buenos Aires, dos anos 1970, o filme de Luis Ortega, tem produção dos irmãos Almodóvar, e muito flerta com o universo do cineasta espanhol, além de ter toques de Tarantino. Carlitos, interpretado brilhantemente pelo estreante Lorenzo Ferro, é um ladrão de nascimento, que passa assaltando casas e roubando objetos alheios. Atraído pelo perigo ele acaba se envolvendo com Ramón, interpretado por Chino Darín.


01 - Plata Quemada(Argentina/Espanha/Uruguai, 2000)


 Baseado em fatos reais, ocorridos nos anos 1960, narrados no livro de Ricardo Piglia, Plata Quemada do diretor argentino Marcelo Piñeyro, narra o arrebatador romance entre Angel(Eduardo Noriega), e Nene(Leonardo Sbaraglia). Após se conhecerem fazendo pegação em um banheiro público, os delinquentes Nene e Angel se tornam inseparáveis, e ficam conhecidos no crime como Os Gêmeos. Com a quadrilha formada, o próximo passo é realizar um grande assalto e roubar 7 milhões de pesos.


POSTS RELACIONADOS:

retrospeQUEERtiva 2022

TOP 10 MUSICAIS LGBTQIA+

TOP 10 FILMES TRANS
TOP 10 PEDRO ALMODÓVAR

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário