Agora, a estadia de Alejandro nos EUA está em risco e, de acordo com o advogado de imigração Khalil (Laith Nakli), ele tem apenas um mês para encontrar um novo empregador, caso contrário, seu visto irá expirar. Mas quando a viúva de Bobby, Elizabeth (Tilda Swinton), concorda em contratá-lo como assistente de curador tudo muda. Ele deveria organizar uma galeria para as pinturas de ovos de seu falecido marido, mas com seu jeito furioso Elizabeth não torna a tarefa fácil para ele.
Problemista é a estreia de Julio Torres, do time de roteiristas do SNL, em um filme da A24. Além de dirigir, ele também escreve e estrela a produção como um imigrante salvadorenho tentando chegar a Nova York como designer de brinquedos, numa mistura caprichosa de comédia e crítica ao sistema de imigração dos EUA.
A parte cômica do filme também vem de seu imaginário intenso e extremamente criativo. Por exemplo, em vez de simplesmente mostrar Alejandro procurando emprego ele é confrontado com um ser místico, uma espécie de fada madrinha queer, cercado pelo lixo virtual em um mundo neon.
Junto com Torres, Problemista é estrelado por Tilda Swinton. Sua personagem pode estar enlouquecida e incapaz de aceitar um não como resposta, mas ela ensina Alejandro a se defender e tirar proveito do mundo injusto em que vivem. Swinton rouba a cena como a pseudo-vilã que virou amiga de Alejandro. Ela injeta muito humor no filme, além de momentos sinceros com o personagem de Torres que dão profundidade à obra.
O humor e o estilo visual tornam o filme incrivelmente divertido, a experiência de Torres como imigrante faz uma grande representação absurda do sonho americano. Através da cenografia impecavelmente não convencional, de Katie Byron, e da narração,de Isabella Rossellini, Problemista mostra que não é uma simples crônica da jornada de Alejandro para a América, mas na verdade é uma espécie de conto de fadas sobre um homem profundamente sensível que descobre o que significa perseguir suas paixões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário