domingo, 30 de agosto de 2020

6 documentários LGBTQ para assistir na Netflix


Laerte-se(Brasil, 2017)

 

O documentário é um retrato da personalidade da cartunista trans Laerte, que fez sua transição somente após os 60 anos. Depois de uma vida inteira de machismo velado, mulheres e filhos, Laerte confronta sua nova realidade que reflete diretamente no seu trabalho, divaga sobre gênero e mostra a importância de viver a essência de quem realmente é. A mistura de quadrinhos com imagens de Laerte resulta num efeito linda com um final catarse.


Carta para além dos muros(Brasil, 2019)


Um imponente relato sobre HIV e AIDS no Brasil. Com o título que presta uma homenagem à Caio Fernando Abreu o longa conta com depoimentos importantes, retrata fatos históricos e dá uma aula sobre a doença e como viver com a enfermidade. No final, uma mensagem de esperança já que hoje é completamente possível conviver com o vírus é muito mais difícil conviver consigo mesmo.


Ligue Djá! O lendário Walter Mercado(Mucho, mucho, mucho amor, EUA, 2020)



Conheça a história do excêntrico guru que no Brasil ficou famoso pelo bordão Ligue Djá! Walter Mercado sempre ficou marcado como um ícone da cultura POP na América Latina pelo seu estilo, digamos, cafona. O filme é narrado pelo próprio já idoso em seus últimos dias,  sem perder o glamour que sempre o caracterizou. Capas,brilho, laquê e muito, muito, muito amor nesse filme original da Netflix.


Revelação(Disclosure, EUA, 2020)


O filme traça um mapa histórico da figura do transexual no cinema. Com depoimentos de artistas trans como Laverney Cox, Chaz Bono e Lily Wachovsky o filme mostra a evolução trans no cinema e na televisão ao longo dos anos com um acervo riquíssimo de imagens de filmes como Meninos não Choram, Traídos pelo Desejo, O Silêncio dos Inocentes e muitos outros. Uma produção imperdível!


Atrás da Estante(Circus of Book, EUA, 2020)




Circus of Book foi uma famosa vídeo-locadora e livraria gay nos anos 80 e 90, o filme conta seus bastidores e o sexo que acontecia por trás das estantes. Narrado pelo ponto de vista da família dona do estabelecimento o filme revela segredos, relembra os tempos que eles próprios produziram filmes com o astro pornô Jeff Stryker até o seu melancólico fechamento. O documentário é dirigido pela filha do casal de proprietários, Rachel Mason.


A Vida e morte de Marsha P. Johnson(The life and the death of Marsha P Johnson, EUA, 2017)

Marsha P Johnson foi uma importante ativista LGBTQ, pioneira em defender o direito dos homossexuais e criar uma ONG para travestis na Nova York dos anos 1980. O filme conta com um acervo rico em imagens e relatos de pessoas próximas a Marsha, que era considerada a rainha dos guetos. A obra é, com certeza, uma bela homenagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário