quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Ligadas pelo Desejo(Bound, EUA, 1996)


Antes de dirigirem a trilogia Matrix e assumirem sua transexualidade as Irmãs Wachovsky realizaram em 1996 Ligadas pelo Desejo, um romance policial lésbico que assim como obras dos anos 1960 objetifica mulheres e explora a homossexualidade feminina para satisfazer olhares e desejos masculinos.

Na trama Corky(Gina Gershon) uma ex presidiária que trabalha num prédio realizando serviços gerais acaba se envolvendo com a sensual Violet, Jeniffer Tilly que anos mais tarde viria a ser conhecida como A noiva de Chucky. Vivendo um romance proibido elas planejam roubar 2 milhões de dólares de Caesar(Joe Pantoliano) o namorado bandido de Violet. O plano acaba sofrendo diversas reviravoltas.

Apesar do romance lésbico ser o pano de fundo para uma trama criminosa, o filme não ajuda com a imagem que os homossexuais representavam até então no cinema, sempre como doentes ou criminosos. 

A química entre as duas protagonistas realmente acontece o que pode agradar aos mais voyeurs, também há um momento de discurso de ódio contra homossexuais o que acaba salvando o filme de seu tom machista. Resumindo é um ótimo suspense, que flerta com o cinema Noir mas que não deveria ser tratado como um clássico do cinema Queer dos anos 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário