sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Drifter(Alemanha, 2023)

Moritz (Lorenz Hochhuth) se mudou para Berlim para ficar com Jonas (Gustav Schmidt), por quem está apaixonado. Mas quando este último termina, Moritz tem de ficar com novos conhecidos. Ao mesmo tempo, ele explora a cena de festas queer de Berlim e perde sua inocência de mais de uma maneira.

O longa de estreia do diretor alemão Hannes Hirsch, mergulha no processo de autodescoberta de um homem gay, de 22 anos, em meio à frenética comunidade LGTBIQIA+, de Berlim.  Mas Drifter também é sobre a solidão, especialmente nas grandes cidades, onde o anonimato é um álibi para o sucesso à noite, camuflado na multidão de uma pista de dança. E assim, Moritz conhece todos os tipos de pessoas.


Há o caloroso e afetuoso Noah (Cino Djavid), que poderia lhe dar algo real e seguro com sua família não convencional, amorosa e abordagem honesta da vida. Mas Moritz ainda não está pronto para isso, e ele começa a ir para os mesmos clubes onde ele não queria passar tempo quando estava com Jonas, e tomar as mesmas drogas que costumava recusar.



A princípio, o protagonista é um peixe fora d'água, mas uma série de encontros casuais se transformam em amizades e conexões reais são feitas. À medida que tudo isso acontece, o jovem nunca deixa de se sentir sozinho, mas também inevitavelmente se encontra no final, à sua própria maneira.


Também há outros corpos muito atraentes, que são mostrados de peito nu, dançando molhados de suor e água, com suas tatuagens, misturando-se uns com os outros, entrando em carros com direções não muito bem definidas rumo a alguma atividade ilícita.


Drifter é uma história que realmente não tem um começo ou um fim, pois só podemos experimentar uma pequena parte da vida de seu protagonista, e as escolhas que ele fará no futuro determinarão o tipo de homem que ele se tornará.

Mas o filme pinta um retrato de uma comunidade em um momento muito específico no tempo, desafiando noções preconcebidas de masculinidade com um protagonista que permanece vulnerável o tempo todo – e essa vulnerabilidade é sua força, pois permite que ele se encontre no final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário