domingo, 3 de dezembro de 2023

It's a Wonderful Knife(Reino Unido/EUA/Canadá, 2023)


É véspera de Natal na cidade  de Angel Falls. Winnie Carruthers (Jane Widdop, de Yellowjackets) está prestes a comemorar com seus pais (Joel McHale e Erin Boyes) e seu irmão gay, Jimmy (Aiden Howard), quando o pai é recrutado para impulsionar um projeto de desenvolvimento de terras para seu chefe, o prefeito Henry Waters (Justin Long). 

Enquanto Winnie vai para uma festa com Jimmy e amigos, eles são atacados por um assassino vestido de anjo. A melhor amiga de Winnie, Cara (Hana Huggins), é morta a facadas, mas Winnie acaba com a fúria do malfeitor.


Um ano depois, com a comunidade supostamente renovada e mais forte do que nunca, a vida de Winnie não está mais indo como planejado. Além de sua melhor amiga ter sido morta, ela não entra no programa de fotografia da NYU, seu namorado a trai e seus pais parecem gostar mais de seu irmão. Debaixo de uma aurora, Winnie deseja nunca ter nascido.


Quando Winnie deseja nunca ter nascido, ela recebe mais do que desejava, e o pesadelo começa novamente para ela, apenas o massacre anterior foi alterado e agora o assassino está de volta para mais carnificina.

Reunir o diretor Tyler MacIntyre com o roteirista Michael Kennedy, de Freaky, faz total sentido aqui. Misturando sensibilidades muito semelhantes ao clássico Noite de Natal(1938) com a franquia Pânico eles fazem humor com um conceito slasher, It's a Wonderful Knife não foge do sangue falso e também não se fixa no sentimentalismo natalino.

O que é refrescante em It's A Wonderful Knife é o quão sincero é lidar com o TEPT após o massacre inicial, as cicatrizes estão lá para todos verem em Winnie. Ele também lida com assuntos contundentes, como a conscientização sobre o suicídio e como um simples reconhecimento pode levar uma pessoa ao limite. Por outro lado, o roteiro é afiado e tem comentários sutis e mais evidentes, como o cinema local exibindo I Know What You Did Last Christmas, na linha do tempo alternativa.


Habitué do gênero e aparentemente interpretando a pior pessoa de todos os filmes de terror, Justin Long é perfeitamente sagaz e esperto, espalhando a alegria tóxica de Natal como o prefeito Henry Waters.


It's A Wonderful Knife também brinca com alguns subgêneros, incluindo ter personagens queer e  Katharine Isabelle, de Ginger Snaps, como a tia de Winnie, é um deles. Embora sua execução nem sempre corresponda ao conceito onírico, o filme  deve ser uma alternativa natalina alegre, e assustadora, para aqueles que não assistem apenas a filmes de terror no Halloween.



Nenhum comentário:

Postar um comentário