O emblemático Tatuagem completou 10 anos e a página listou 10 razões para ver e rever o filme, de Hilton Lacerda, que é fundamental dentro da cinematografia queer brasileira. Mas porque o longa, disponível na Reserva Imovision, é tão importante?
ESTREIA NA DIREÇÃO DE HILTON LACERDA
O filme marca a estreia do pernambucano, que já havia trabalhado no roteiro do poderoso ‘Baile Perfumado’, de Lírio Ferreira, e parcerias com Cláudio Assis, em ‘Amarelo Manga’, ‘Baixio das Bestas’ e ‘Febre do Rato’, por trás das câmeras. Aqui o filme é inteiramente seu, e oferece sua visão única e poética, sempre destacando Recife.
TRAMA
A trama de ‘Tatuagem’ envolve revolução, romance, poesia e filosofia. O filme, em toda a sua libertinagem, baseia-se no ciúme e nas relações instáveis, ao mesmo tempo que tenta controlar a situação política e a repressão vivida na época.
TRILHA SONORA
A trilha sonora, composta pelo DJ Dolores, é hipnótica(‘A Polka do Cu’ é um novo clássico). Além disso, a obra traz canções de Caetano Veloso, Angela Rô Rô, Dolores Duran, Dalva de Oliveira, Maria Callas e a poderosa ‘Volta’, em uma bela participação de @johnnyhooker.
ELENCO
O filme conta com atuações impecáveis de Irandhir Santos, Rodrigo Garcia e Jesuíta Barbosa, antes de se tornarem grandes estrelas de cinema e TV, misturando momentos de seriedade, extravagância, anarquia e humor.
CONTEXTO HISTÓRICO
Mesmo que com leveza, a história se passa quando a ditadura militar está instalada, mas a sociedade vive o eco da revolução sexual e dos novos modelos familiares. É nesse contexto que o grupo teatral desafia as normas, e não hesita em criticar a realidade social do país.
PRÊMIOS
Para um filme de estreia, ‘Tatuagem’ tem uma bela galeria de estatuetas, incluindo Melhor Filme no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro(2014), o Kikito, de Melhor Filme, em Gramado(2013), o Prêmio do Júri, do @fmixbrasil, entre vários outros, destacando sua direção, elenco e equipe.
CHÃO DE ESTRELAS
Um cabaré e boate que é o palco de números icônicos, e exuberantes, onde teatro, poemas, dança, filosofia e música compõem a diversão subversiva e a liberdade de expressão censurada por uma temida ditadura militar.
FAMÍLIA ESCOLHIDA
Em certo momento, Clécio que já tem um filho de uma relação livre com Deusa, vai morar numa comuna com o restante dos personagens. O ambiente se torna cenário de conflitos, mas também reforça o conceito de acolhimento familiar, tão comum entre a comunidade LGBTQIA+.
Nenhum comentário:
Postar um comentário