terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Quem Fizer Ganha(Next Goal Wins, Reino Unido/EUA, 2023)

O time de futebol de Samoa é considerado o pior do mundo. Depois de demitir seu último treinador (David Fane), o presidente da federação, Tavita Taumua (Oscar Kightley), contrata Thomas Ronger (Michael Fassbender), um holandês que foi demitido nos Estados Unidos por seu mau comportamento.

Após um documentário em 2014, a história da equipe de futebol samoana tornou-se ficção neste filme de Taika Waititi, uma história que mistura comédia e drama, com momentos estrategicamente divertidos.


Em 11 de abril de 2001, em uma eliminatória para a Copa do Mundo de 2002, a Samoa Americana perdeu para a Austrália por 31-0, estabelecendo o recorde de maior saldo de gols já levados. Para reanimar a equipe, a Federação Americana de Futebol envia um novo técnico para o arquipélago do Pacífico Sul, de volta de várias suspensões devido a problemas comportamentais. 


Inicialmente furioso com a punição, Thomas aos poucos entrará no espírito da ilha e convencerá seus jogadores improváveis a dar tudo para alcançar o objetivo: marcar pelo menos um gol e deixar o último lugar no ranking mundial da Fifa.


Quem Fizer Ganha é um clássico filme esportivo cujo começo, meio e fim são conhecidos. Mas o conhecimento desses elementos fundamentais não arruína a visão de um filme que não aspira a revolucionar o gênero e só quer contar uma história simples, sempre um símbolo de como a vida e o esporte podem se entrelaçar.


O longa foca tanto no esporte do futebol quanto na vida da ilha, os membros da equipe que são personagens reais. Alguns são ingênuos, outros são simplesmente serenos, todos com uma bondade subjacente que, embora possa não se refletir na realidade, é funcional para a síntese da história.


Mas, além de imergir o público nas belezas naturais e peculiaridades da cultura samoana americana, a releitura cômica de Waititi traz uma subtrama que acompanha Jaiyah Saelua, a primeira jogadora de futebol transgênero a competir em uma Copa do Mundo. Interpretada no filme pelu artista não-binárie Kaimana, Saelua é uma mulher trans não-binária que é fa'afafine, um terceiro gênero reconhecido na sociedade polinésia.


Considerada pela Fifa como a primeira mulher transgênero a disputar uma eliminatória para a Copa do Mundo, Saelua abriu caminhos dentro do esporte, falando abertamente sobre sua transição e usando maquiagem em todas as partidas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário