sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

He Went That Way(EUA, 2023)

Ancorado por uma performance cativante e intensa de Jacob Elordi e Zachary Quinto, He Went That Way é uma estranha comédia policial baseada "principalmente" na história real de um chimpanzé viajante. O diretor, Jeff Darling, faleceu logo após o término das filmagens, tornando o filme um caso compreensivelmente sombrio para todos os envolvidos. 

Ambientado no verão de 1964, o filme  lida com os perigos que pegar carona traz. Jim (Zachary Quinto) está viajando pela infame Rota 66,  para Chicago, com o famoso chimpanzé Spanky, que rouba várias cenas,  a tiracolo. O pano de fundo do Vietnã e a morte constante pairando no ar dá a He Went That Way uma atmosfera intrigante de descontentamento.

Jim faz uma parada, e é neste mesmo posto de gasolina em Death Valley, Califórnia, onde ele conhece Bobby (Elordi). As tentativas agressivas de Bobby de pegar carona parecem inúteis. Pela bondade de seu coração, Jim se oferece para levar Bobby tão longe quanto ele está indo. 


Mostrado em flashbacks cuidadosamente intercalados, Bobby é na verdade um serial killer psicótico com uma propensão para amarrar homens e atirar na cabeça deles. Para Jim, ele responde apenas algumas pequenas perguntas. Bobby foi dispensado da Força Aérea, e agora ele só quer ficar "experimentando a América".

Quando Bobby encontra a carga secreta de Jim no porta-malas, tudo em seu comportamento muda completamente. Spanky o chimpanzé se torna o elo entre os dois. Mais do que isso, pode ser a única razão pela qual Bobby não mata Jim.



A atitude de Quinto como Jim se choca maravilhosamente com a persona arrogante e complexa de Elordi, como Bobby. O personagem parece ter um cigarro na boca o tempo todo, ou chupando as pontas dos dedos para satisfazer uma fixação oral. Por outro lado, Jim parece meticuloso e quase clínico na forma como aborda qualquer situação. Ambos os atores são excelentes mesmo quando o material se torna um pouco confuso.

Um rápido desvio envolvendo o cunhado sacerdotal de Jim (Patrick J. Adams) não vai a lugar nenhum  e há várias vezes em que o filme constrói um confronto emocionante sem recompensa. He Went That Way é mais um estudo de personagem excêntrico do que um título narrativo simples.

Assim como Bobby ajuda Jim a se tornar mais humano, Jim também puxa Bobby para fora de sua concha. Jim deixa o andarilho de dezenove anos se abrir para ele de uma maneira que ninguém parece ter feito antes, simplesmente ouvindo.


Quando a atuação intensa de Elordi encontra as qualidades surreais do roteiro, He Went That Way está no seu melhor. Não é de todo surpreendente que Jim encontre mais conforto nos animais do que nas pessoas!


He Went That Way impressiona com uma cinematografia notável, mostrando imagens do deserto que retratam lindamente a paisagem do oeste dos Estados Unidos e capturam habilmente a essência dos anos 1960 por meio de cenografias meticulosas e escolhas de figurino e trilha sonora. No entanto, apesar dos visuais cativantes que transportam sem esforço os espectadores para a era pretendida, a morte de seu diretor certamente impactou o resultado final para refletir a convincente história de crime real em que a narrativa se baseia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário