segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Fale Comigo(Talk To Me, Austrália, 2023)

Fale Comigo, o novo terror da A24, dos irmãos Danny e Michael Philippou, consegue dar uma nova roupagem ao nicho da possessão demoníaca. No filme, a encarnação é utilizada por adolescentes entediados como uma nova droga e tecnologia.

A vida de Mia (Sophie Wilde), de 17 anos, é completamente virada de cabeça para baixo quando sua mãe morre.A confiança no pai também está se deteriorando cada vez mais. Ela é atormentada pela pergunta se foi suicídio ou acidente. Para tirar a cabeça das coisas, ela passa boa parte do tempo com a amiga Jade(Alexandra Jensen) e seu  irmão Haley, interpretado pelo ator trans, Zoe Terakes, motivo pelo qual o filme foi banido no Kuwait.


A amizade das duas é complicada, do jeito que a vida adolescente pode ser, pelo fato de Jade estar namorando Daniel (Otis Dhanji), que já foi o primeiro namorado de Mia. Tudo isso significa que Mia está mais do que pronta para correr um risco se isso significar que ela pode se tornar o centro das atenções e/ou esquecer seus problemas emocionais por um pouco.


Os personagens principais de Fale Comigo, sentam-se em um semicírculo e se revezam segurando o que parece ser uma escultura de uma mão humana. Enquanto pegam esse totem grafitado, eles podem conversar com demônios, que aparecem por meio de cortes rápidos, e deixar as entidades possuí-los enquanto seus amigos filmam a invasão em seus celulares. 


Tomando o poder da expressão de uma mão feita de cerâmica, Fale Comigo concede o espiritual inteiramente na forma. Dessa forma, ele detém o poder de representar e apresentar a substância ao mesmo tempo em que ela é interpretada. 

A grande conquista do filme é como ele consegue fundamentar a possessão na realidade da vida adolescente moderna. A dissociação que os personagens descrevem enquanto possuídos, de que gozam, soa como a ilusão que se busca pelo uso de drogas ou mais, as redes sociais.


A sensação de turbulência psicológica e trauma, como física por algo como uma praga demoníaca, é igualmente devorada com a alienação do luto. Fale Comigo opera consistentemente como uma sugestiva peça de humor preocupada com as lutas de Mia para manter sua ligação com seu mundo. 


Os irmãos Philippou vêm desenvolvendo seu próprio estilo há anos. Seu canal no Youtube possui mais de 7 milhões de seguidores. Em termos de conteúdo, Fale comigo é solidamente concebido.  Subtramas e diálogos são autênticos e principalmente relacionáveis. Mesmo a ideia não tão nova de uma sessão espírita para falar com os mortos, ela é bem implementada, fresca e perturbadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário