La amiga de mi amiga, da diretora de Barcelona Zaida Carmona, é uma comédia labiríntica de relações sexuais afetivas entre cinco mulheres com abordagem documental ficcional. O filme tem um ritmo ágil e dinâmico em tom de humor pop sobre as mudanças nas relações entre várias jovens mulheres na Barcelona de hoje. A personagem central Zaida(Zaida Carmona) atua como uma narradora indireta das paixões às vezes turbulentas com crushes e decepções amorosas.
A partir da sequência inicial, onde a protagonista Zaida busca desabafar seu último abandono emocional na casa de um casal de amigas, o filme se torna uma sucessão de encontros e desentendimentos.
Depois disso, ela passeia entre casas de amigos, festas em casa, reuniões em bares e consultas com sua psicóloga. Enquanto isso, o roteiro vai desembaraçando a distorção dos relacionamentos, que com altos e baixos emocionais vivem de forma diferente das outras amigas.
Isso serve para nos apresentar um repertório variado de personalidades psicológicas, desde a apaixonada, a conquistadora, a insegura ciumenta ou a hiperssexualizada, entre outros personagens.A variada mistura de personagens dos cinco papeis principais e a mudança de ritmo de seus relacionamentos enriquecem com sua variedade esse mosaico de amores e desventuras afetivas.
É nítida a influência de estilo dos filmes de Eric Rohmer, a quem faz uma frequente homenagem indireta em alguns diálogos e tom casual de amor fluido. É, portanto, uma adaptação muito livre do universo de Rohmer para o ambiente lésbico com algumas piscadelas queer.
Para a construção dos personagens, a diretora e roteirista buscou amigas e conhecidas para mostrá-las com seu olhar pessoal. Embora nem todas as protagonistas sejam atrizes profissionais, no entanto, o resultado é convincente para sua interpretação.
A extensa trilha sonora contém canções entre outras de Julie e Joe, Masoniería e Cristina Rosentvinge que contribui com vários de seu álbum de sucesso Que me parta un rayo, de 1992, quando ele fez parte do grupo Christina y los Subterráneos.
La amiga de mi amiga é um interessante e engraçado filme de estreia da atriz, roteirista e diretora Zaida Carmona. Bem temperado com canções pop, a trama reflete bem em seus diálogos a turbulência afetiva e emocional das cinco protagonistas de personalidades tão diferentes quanto variadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário