No entanto, Vincek (Vincent Hospodářský), de 18 anos, está apenas marginalmente ciente da agitação no mundo. Em casa, ele sempre entra em conflito com o pai, quando não está entediado vendo a agitação na rua em frente ao seu apartamento. Uma ligação de um amigo chega na hora certa, porque ele convida Vincek para passar um fim de semana em sua cabana no campo. No caminho, ele conhece principalmente pessoas estranhas, que são caracterizadas por um impulso sexual intensificado e aumento da agressividade.
O motivo da viagem está no centro da obra do diretor Albert Hospodářský, embora seja descrito como um filme apocalíptico, o diretor insiste que Brutal Heat é, antes de tudo, um road movie. O que de alguma forma é o condutor narrativo de muitos filmes catástrofe.
A perspectiva de uma sociedade em desintegração permite ao diretor e roteirista muita liberdade. Vemos a atração dos dois homens um pelo outro, ao qual eles não conseguem mais resistir. Nesses momentos, o filme mostra que o apocalipse que se aproxima não traz apenas as imagens usuais e carregadas de clichês de destruição e violência, mas também da despedida de outros medos e preconceitos, que, curiosamente, ainda se aplicam em certos contextos.
O longa apresenta uma história de amadurecimento centrada na Geração Z que se concentra menos nas provações dos jovens e mais em capturar a mentalidade e o ambiente sociopolítico com o qual eles estão lidando. O filme entrega uma declaração geracional repleta de tons cínicos, desencadeada pela primeira interação de Vincek com pessoas mais velhas em um passeio de trem que rapidamente se transforma de conversas casuais em conflitos intergeracionais.
O evento astronômico serve como uma metáfora para as mudanças climáticas, usada para enfatizar restrições morais e psicológicas. Brutal Heat compartilha características com a sátira, no entanto, Hospodářský minimiza o elemento caricato para destacar o contexto global que molda a geração jovem.
Ao lado da trama muito atual e curiosamente concebida , o filme não perde sua novidade em termos de forma. Algumas cenas, sublinhadas tanto pelas composições executadas pelo próprio Albert Hospodářské quanto pelos solos de guitarra, de Jan Tomáš ,do duo musical Tomáš Palucha, conseguem construir uma sensação de tensão surreal que pode ou não escalar para um desastre irreversível a qualquer momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário