domingo, 24 de março de 2024

Captain Faggotron Saves the Universe(Alemanha, 2023)

 

Captain Faggotron Saves The Universe é um filme satírico onde indícios de blasfêmia são bastante intencionais. Com elementos kink, de HQ e transformismo, no filme de baixo orçamento, de Harvey Rabbit, o personagem título, vivido pelo artista multifacetado Tchivett, é contratado pelo padre Andy Gaylord(Rodrigo Garcia Alves), para salvar o mundo de forças ocultas(ou nem tanto).


Usando maquiagem, bigode, longos cabelos, boné de capitão com o triângulo rosa, brincos gigantes, uma capa amarela brilhante, um crop top rosa, leggings coloridas e botas pretas ele aparece. A situação é grave, de acordo com Gaylord: Queen Bitch (Bishop Black), seu ex-amante (secreto e alien) tem planos malignos.


O padre padece de um grande remorso e se vê na "encruzilhada entre o desejo e a vergonha". Especialmente porque ele descobre que com Queen Bitch e The Dick Reader(Pina Brutal), dois "queers do espaço sideral", ou mais precisamente: o planeta Oberon, querem abrir o "ânus do inferno" e inundar o mundo com demônios que supostamente desequilibram os fundamentos da Igreja Católica Romana e transformarem todos os humanos em pessoas LGBTQIA+.


O figurino, a cenografia, as piadas toscas e a atuação deliberadamente exagerada lembram o cinema da meia-noite nos anos 1970. O filme é enormemente ridículo;  a sombra de John Waters paira sobre tudo. Queen Bitch uma vilã negra remete ao deslumbramento diabólico de Milton Gonçalves, no clássico A Rainha Diaba (1974), de Antônio Carlos da Fontoura. 


O artista trans Harvey Rabbit, que escreveu e dirigiu o filme, entrega uma carta de amor audiovisual à estética trash e à subversão de seus ídolos,  com figurinos maravilhosos e uma grande propensão para o grotesco e o absurdo.


Rodado em Berlim, como vários de Bruce LaBruce, o filme é muito divertido, mas em sua essência também fala de violência , homofobia e falta de aceitação, portanto, deixa claro que o mundo realmente precisa ser salvo. Com muita sagacidade, Captain Faggotron  transmite uma mensagem empoderadora e subverte os conhecidos clichês de narrativas de super-herói ao longo do caminho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário