quarta-feira, 10 de julho de 2024

Gasoline Rainbow (EUA, 2023)

Bill e Turner Ross dão a "Gasoline Rainbow" um tom quase documental. A obra é um road movie inteiramente focado no espírito da Geração Z, que cresceu no meio da mudança da mídia, mas também numa pequena cidade no meio do nada. E eles estão procurando o mundo lá fora.

Depois da escola, cinco adolescentes do Oregon – Micah Bunch, Nathaly Garcia, Nichole Dukes, Tony Aburto e Makai Garcia – saem de casa em uma van e embarcam em uma jornada ousada para o Oceano Pacífico, ao longo de uma rota de mais de 800 km. O objetivo é atravessar desertos, rodovias e cidades até chegar a Portland, onde a Festa do Fim do Mundo os espera: uma festa "apocalíptica", imperdível por qualquer motivo no mundo.


Ao longo do caminho, os cinco companheiros terão um grande número de encontros bizarros e interessantes, mas também terão que lutar com muitos obstáculos e problemas práticos: após o desaparecimento dos pneus de sua van, eles serão forçados a recorrer a uma sucessão de meios de transporte improvisados para chegar ao seu destino.




Nada será capaz de detê-los, porque a força de sua irmandade e a intensidade de seu entusiasmo os ajudarão a superar qualquer dificuldade, também graças ao generoso apoio de conhecidos, parentes e desconhecidos. É nessa tela narrativa que se move o colorido arco-íris de “Gasoline Rainbow”, que tem como protagonistas cinco jovens não-atores chamados a se interpretarem da forma mais natural possível, usando seus nomes reais e suas personalidades,

A sensação de não estarem presos às expectativas se estende à playlist que eles ouvem quando pegam a estrada. Embora as gerações anteriores possam ter sido unidas ao aqui e agora, a disponibilidade de tudo ao mesmo tempo no mundo moderno, significa que sua playlist inclui de Metallica e Cypress Hill a Michael Hurley e Guns N' Roses.


O filme dos irmãos Ross não é apenas uma proclamação niilista: até certo ponto, “Gasoline Rainbow” é herdeiro de “Na Estrada”, de Jack Kerouac e dos grandes road movies americanos, e atinge seu objetivo alternando majestosa fotografia com um retrato claro de seus protagonistas.


Os jovens não querem ficar presos às mesmas velhas apreensões que algemaram seus pais. Eles estão procurando mais, mesmo que não tenham certeza do que. Essa falta de clareza é maravilhosamente explorada em "Gasoline Rainbow". 





Nenhum comentário:

Postar um comentário