Com a chegada de julho, já é possível fazer um balanço do que o Cinema LGBTQIA+ nos trouxe de melhor até aqui. A lista que segue inclui títulos, de 2023 e 2024, alguns lançados, vistos nos cinemas ou streaming, outros não, mas que vi por meios alternativos, e segundo essa página são os melhores do ano até agora!
A animação, de Carl Joseph E. Papa, lança luz sobre os efeitos indescritíveis do trauma e do luto. Mas, mais importante, ressalta o papel vital que uma dose saudável de sistema de apoio pode desempenhar para ajudar alguém a navegar em sua jornada para derrotar seus monstros pessoais.
09 - Rivais (Challengers, EUA, 2024)
Luca Guadagnino e o roteirista Justin Kuritzkes, voltam a trabalhar juntos, desta vez em uma história de ascensão ou incursão atípica ao gênero de filmes esportivos. Embora também haja muito tênis jogado, o longa é mais sobre o amor, o sexo e as energias que eles liberam.
08 - All the Colours of the World Are Between Black and White(Nigéria, 2023)
Ganhador do Teddy, em 2023, no Festival de Berlim, o filme escrito e dirigido por Babatunde Apalowo, e lindamente filmado por David Wyte, nos apresenta Bambino (Tope Tedela), que ganha a vida como um entregador que se desloca pela hostil cidade de Lagos em uma motocicleta, e também Bawa (Riyo David), dono da Click Photography,
07 - Queendom (EUA/França, 2023)
O documentário, de Agniia Galdanova, apresenta-se como um retrato que se expande progressivamente para um olhar mais coletivo, onde Gena Marvin manifesta com sua performance como ativista global representando um grupo de pessoas que não são aceitas em seu país, a Rússia.
06 - Sebastian (Reino Unido/Finlândia/Bélgica, 2024)
Sebastian, de Mikko Mäkelä, faz comentários marcantes sobre muitas dualidades da prostituição, bem como a desconstrução dentro da narrativa LGBTQIA+. Está longe de ser sutil, mas os temas levam a lugares interessantes.
O filme conta a história de um artista drag queen chamado Jules (Nathan Stewart-Jarrett), que se torna alvo de um ataque homofóbico nas mãos de Preston (George MacKay) e seu grupo de amigos. Meses depois, Jules reconhece seu agressor em uma sauna gay e decide se vingar.
04 - Sem Coração (Brasil/França/Itália, 2023)
O filme, de Tião e Nara Normande, é um microcosmo da própria vida repleto de momentos únicos e inesquecíveis, retratando um espectro de experiências humanas, da alegria à tristeza, da perda ao ganho, do medo do desconhecido à descoberta do amor profundo.
03 - Love Lies Bleeding - O Amor Sangra(Love Lies Bleeding, Reino Unido/ EUA, 2024)
Juntas, as mulheres, do filme de Rose Glass, explodem com uma paixão que não é mostrada apenas em suas cenas de amor, mas com a conexão de seus espíritos. Lou e Jackie imediatamente apoiarão uma à outra, não importa o que aconteça.02 - I Saw the TV Glow (EUA, 2024)
"I Saw the TV Glow" é um exame sonhador, mas com tons de horror, da experiência queer especificamente trans. Esse é um dos aspectos definidores da narrativa, que a roteirista e diretora Jane Schoenbrun, ela mesmo transgênero, tem destacado em aparições na mídia para que ninguém entenda mal as escolhas feitas.
01 - Todos nós Desconhecidos (Reino Unido/EUA, 2023)
Muita gente não irá concordar, eu, porém convivo com o luto desde a infância e a conexão com o personagem Adam, de Andrew Scott foi imediata. O longa de Andrew Haigh é um acerto de contas com o passado, mas também um conto sombrio e melancólico sobre solidão e lidar com traumas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário