terça-feira, 23 de julho de 2024

Fantasmas (EUA, 2024)

Julio Torres é um nome a ser notado, após seu longa da estreia na direção, Problemista, ele produz e estrela sua própria minissérie, para a HBO, onde praticamente reprisa o papel, o de si mesmo. Julio visita a sede da Crayola, onde diferentes cores estão atendendo chamadas de atendimento ao cliente. Ele lança uma nova cor clara, e os executivos com quem ele está se encontrando se perguntam qual é o propósito. "Colorir algo claro é reconhecer que as coisas são diferentes, e tudo bem." Como ele quer chamar a cor? "Fatasmas".

Como nas melhores obras de Michel Gondry, a atração, de seis episódios, é desenvolvida através de esquetes alimentadas pela lógica onírica.  O enredo em si para Fantasmas é hilariantemente direto ao ponto. Julio Torres, está à procura de seu brinco de ostra dourada perdido. Sua jornada o leva a encontrar todos os tipos de pessoas e esquisitices ao longo do caminho. Há uma razão, no entanto, para que Julio esteja fixado nesse brinco. É o tamanho exato de sua marca de nascença que ele agora está convencido de que é cancerígeno. Ele precisa do brinco para confirmar seus temores de que a marca de nascença tenha crescido.


Essa fixação é um meio de se distrair de outras questões maiores. Ele recebe continuamente mensagens e ligações sobre ser despejado de seu apartamento. Para ficar e/ou encontrar um novo apartamento, ele precisa de algo chamado "prova de existência", algo que ele é absolutamente contra fazer.

Sua agente, Vanesja, interpretada por Martine Gutierrez, tenta desesperadamente fazê-lo se concentrar nisso, não em sua marca de nascença. Enquanto ela está tentando fazê-lo estrelar um comercial duvidoso no estilo Orgulho para um cartão de crédito, ele está rastreando clubes gays administrados por hamsters traficantes.


A burocracia se mostra uma barreira constante, já que vários órgãos exigem provas da existência de Julio. Fantasmas explora como a papelada e a burocracia podem encaixotar as pessoas, sufocando as almas criativas. Uma crítica também ao sistema de migração, já que Torres é de origem latina.


O diretor de fotografia Frederik Wenzel enquadra cada cena peculiar com calor e cuidado, imbuindo até mesmo os momentos mais bizarros com humanidade fundamentada. Além disso, Torres cria uma paleta visual única ao longo da série e o design de produção brilhante dá à série uma natureza tátil que parece de outro mundo.


As participações especiais são muitas e bastante inusitadas: Paul Dano, Steve Buscemi, Natasha Lyonne, Kim Petras, Alexa Demmie, Emma Stone, que está na produção, Bowen Yang, como um ajudante de papai noel sendo processado por elfos, e até a sempre fluída Tilda Swinton, como a água.


Fantasmas exemplifica o espírito criativo sem limites de Torres, que não está disposto a ser confinado por convenções ou normatividades. Oscilando entre gêneros de melodrama, fantasia e paródia, ele cria um mundo tão estranho e surreal quanto a mente humana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário