quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Emilia Pérez (França/Bélgica, 2024)

Jacques Audiard é conhecido por dar saltos criativos . O aclamado diretor francês transita por gêneros com facilidade, de thrillers policiais corajosos a dramas emocionais. "Emilia Pérez" mira mais alto do que nunca, criando um musical impactante ambientado no mundo perigoso dos carteis de drogas mexicanos. No centro está uma história de identidade que desafia as expectativas.

Rita (Zoe Saldaña) teve muito sucesso como advogada, ela representou vários criminosos no tribunal. O talento da mexicana não passou despercebido ao chefe do cartel Manitas del Monte (Karla Sofía Gascón), por isso ela  tem uma missão particularmente delicada.  Ele quer acabar com sua vida criminosa e começar tudo de novo. Ele quer poder levar uma vida como mulher,  algo com que sonha há muito tempo.

Rita não só tem de encontrar o médico certo que possa realizar o procedimento, mas  ela também deve encontrar um novo lar para a esposa de del Monte, Jessi (Selena Gomez) e seus dois filhos, que não têm permissão para descobrir a nova identidade de Manitas.

À medida que Emilia se estabelece, Rita continua envolvida em sua história em evolução. Emilia surpreende a todos ao usar sua riqueza e perfil para lançar uma ONG, liderada com equilíbrio e graça por Rita, que auxilia as famílias das vítimas do narcotráfico. Onde antes ela causava muita dor, Emília agora alivia o sofrimento.


Nesse intermédio, sua esposa, convencida de ser viúva, se abre para uma nova vida e após conhecer Gustavo ( Édgar Ramirez ) pretende se casar novamente, enquanto cria os filhos e conhece Emilia Pérez que se apresenta como prima de Manitas.

"Emilia Pérez "usa a música, composta por Camille e Clement Ducol, para elevar sua narrativa de uma forma totalmente original. As canções misturam perfeitamente o diálogo para mover cenas de maneiras vívidas, mas orgânicas. Elas revelam percepções dos personagens e acrescentam expressão que meras palavras não poderiam.

Em sua essência, "Emilia Pérez" é uma história de transformação. A música permite que os personagens transcendam limitações e voem alto por ambientes obscuramente iluminados pela fotografia de Paul Guilhaume. Ela traz a mensagem abrangente da história de empoderamento por meio da autenticidade.


Karla Sofía Gascón desempenha com perfeição o duplo papel e os momentos em que a natureza ameaçadora de Manitas pode ser vislumbrada por trás do olhar de Emília. Zoe Saldaña e Selena Gomez também brilham, ancorando as falas mais fundamentadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário