terça-feira, 9 de maio de 2023

Ozon: Remastered & Uncut(França, 2022)

 Antes de se tornar um dos principais expoentes do atual cinema francês, o realizador François Ozon, conhecido por suas explorações inabaláveis e sem remorso da sexualidade humana fez uma série de curtas que foram remasterizados e reunidos em uma coletânea 'Ozon: Remastered & Uncut'.

A coleção abre com o provavelmente mais famoso de todos, Um Vestido Verão, de 1996, uma história que se concentra em Luc (Frédéric Mangenot), que está em um relacionamento com seu namorado mais pintoso, Sébastien (Sébastien Charles). Irritado com o boy dublando Dalida, Luc sai de casa em busca de sossego e acaba flertando e transando com Lúcia (Lucia Sanchez), uma mulher que conhece na praia. Essa interação muda algo em Luc e quando ele volta para casa, usando o vestido de Lúcia, seu recém-despertado apetite sexual é liberado.  A história de Ozon  foca na fluidez da sexualidade humana e como ultrapassar seus próprios limites pode trazer resultados surpreendentes.


X2000, de 1998, é um caso muito mais surreal e perturbador que retrata um homem nu (Bruno Slagmulder) acordando na manhã seguinte à véspera, no dia de ano novo de 2000, o personagem masculino central deixa uma mulher muito mais velha em sua cama para descobrir baladeiros neste apartamento vazio, que aos nossos olhos têm o olhar da morte sobre eles. Quando uma infestação de formigas é descoberta, a história muda de rumo.




O terceiro curta, Truth or Dare', de 1994,  é rápido e direto. Quatro adolescentes sentam-se em círculo para jogar um jogo de verdade ou desafio, que se torna cada vez mais sexual e inapropriado. O que começa inocentemente termina com os quatro tendo que enfrentar a puberdade e a maioridade. 


See the Sea, de 1997, é um thriller de construção lenta sobre Sasha (Sasha Hails), uma jovem que mora com seu bebê enquanto o marido trabalha fora. Ela acolhe a errante Tatiana (Marina de Van) e as duas começam a construir um relacionamento incomum com uma tendência sexual ameaçadora. 


O último curta da coleção é  La Petite Mort, de 1995. O fotógrafo Paul (François Delaive) vive com o namorado Martial (Martial Jacques), seu objetivo é capturar o clímax masculino, mas descobre, através da irmã, que o pai está à beira da morte. Essa revelação desperta sentimentos complicados em Paul e o força a lidar com o relacionamento rompido que tem com seu pai. 


Ozon: Remastered & Uncut é um processo rico em restauração, e que traz curtas mais descompromissados, onde o diretor já trabalhava temas recorrentes em sua carreira, e que foram melhor explorados nos anos seguintes como desejo, fantasia, sexualidade e morte. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário