A Garota e a Aranha é um filme delicado, um drama suíço discreto. A obra é sagaz e observadora, e os roteiristas/diretores Ramon e Silvan Zürcher realizam um daqueles longas cotidianos em que não acontece muita coisa, mas ao mesmo tempo tudo acontece.
Lisa (Liliane Amuat) está mudando do apartamento que dividia com Mara (Henriette Confurius). É claro que Mara está desamparada.. Ela não levanta nem um dedo para ajudar na mudança, e na verdade causa danos, derramando café e quebrando uma foto.
Uma cena das duas jovens tocando as mãos enquanto passa uma aranha entre elas transmite sua intimidade, mas seu diálogo mais tarde no filme sugere suas hostilidades reprimidas.
A Garota e a Aranha é deliberadamente ambíguo sobre a maioria das coisas, o que permite que os espectadores façam suas próprias interpretações dos personagens e seus relacionamentos.
A mãe de Lisa, Astrid (Ursina Lardi) parece olhar para Mara com suspeita, apontando a afta de Mara e sugerindo que Lisa não deveria beijá-la para que ela não pegasse herpes. Astrid flerta com Jurek (André Hennicke), um faz-tudo que está ajudando, e sua conversa sobre uma janela quebrada é uma discussão codificada de amor e cuidado, atenção e carinho.
O filme está repleto de histórias que implicam o que os personagens estão realmente pensando e sentindo. Há sonhos narrados sobre uma massagem e um cheiro ruim, ou um sonho que Astrid lembra de temer que seu cabelo caísse enquanto ela estava grávida, então ela o cortou e fez uma peruca. A peruca, agora tingida de azul elétrico, é usada por vários personagens; em claro simbolismo.
Um dos poucos momentos dramáticos ocorre quando Jan (Flurin Giger) conversa com Mara. Ele se sente atraído por ela, e ela sabe disso, mas é absolutamente cruel com ele. Mais uma vez, seu comportamento pode derivar de seu desejo por Lisa, mas nada é dito.
Os codiretores estão simplesmente espionando essas duas jovens enquanto elas experimentam dores de crescimento e enfrentam mudanças. O filme convida o espectador a observar e apreciar essa breve, mas significativa conjuntura na vida dos personagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário