terça-feira, 1 de julho de 2025

Renata Carvalho Recebe o 1º Prêmio Orgulho QQQ

A terceira edição da Mostra Quem Quer Queer? (QQQ) chega ao clímax no dia 7 de julho, no Estação Net Botafogo, com a entrega do 1º Prêmio Orgulho QQQ a Renata Carvalho, artista multifacetada homenageada deste ano. Atriz, diretora, dramaturga e transpóloga (antropóloga transgênero), a graduanda em Ciências Sociais é fundadora do MONART, do Manifesto Representatividade Trans e do Coletivo T, marcando sua luta por visibilidade queer.

No audiovisual, Renata arrasa com direções e atuações em filmes impactantes. Em “Salomé” (André Antônio, 2024), pelo qual faturou Melhor Atriz Coadjuvante no 57º Festival de Brasília, tem pré-estreia após a cerimônia, às 20h30. No mesmo dia, às 17h20, rola “Vento Seco” (Daniel Nolasco, 2023), onde faz a policial Paula, e às 19h30, “Corpo: Sua Autobiografia” (com Cibele Appes, 2020), narrando transcestralidade e transfobia em sua voz.

Outros destaques de sua carreira incluem a atuação como Carmen em “Pico da Neblina” (HBO Max), e nos docs “Quem Tem Medo?” (sobre censura) e “Corpolítica” (debates LGBT). Como Rose em “Os Primeiros Soldados”, sobre HIV/AIDS nos anos 80, levou o Prêmio Especial do Júri no 52º International Film Festival of India e no 23º Festival do Rio, além de Melhor Atriz Coadjuvante no 28º Prêmio Guarani, sendo a primeira trans nesta categoria. A Billboard a listou entre 30 trans notáveis acima dos 30.

O Prêmio Orgulho QQQ, criado pela Naked Neuras, será anual, homenageando artistas queer no cinema brasileiro. A cerimônia, com as drags do Cine Drag @dudakoo e @dragchanel, celebra o mês do Orgulho LGBTQIAPN+. A curadoria da Mostra QQQ, desde 27 de junho nos cinemas Estação, é do Grupo Estação, Wescla Vasconcelos e Cine Drag.

Nenhum comentário:

Postar um comentário