domingo, 12 de setembro de 2021

Os Amantes Criminais(Les amants criminels, França, 1999)


Os Amantes Criminais
, segundo longa de François Ozon, é uma fusão de contos de fadas, filmes antigos, histórias sensacionalistas e Tarantino. As duas figuras centrais estão presas em um mundo de violência e luxúria.

Alice (Natacha Régnier) convence Luc (Jérémie Rénier) a matar Saïd (Salim Kechiouche), um de seus colegas de escola em algum lugar da França. Alice diz que Saïd primeiro a ridicularizou e depois a estuprou.


Luc, ainda lutando com sua própria sexualidade, esfaqueia Saïd fatalmente depois que Alice atrai sua presa para um encontro extracurricular no vestiário dos meninos. Alice manipula Luc desde o início: seus olhos estão quase girando como cata-ventos em seu rosto retraído e impassível. Ozon registra o personagem masculino como um ingênuo, fazendo do seu rosto comprido e triste o emblema da inocência lutando para permanecer intacto ao longo do filme. 


Luc e Alice fogem da cena do crime e se escondem na floresta, perdidos e assustados, apenas para se encontrarem presos na cabana de um homem barbudo de olhos selvagens que os enfia em um buraco embaixo de sua casa.


A história de João e Maria  é a referência principal aqui, com Luc sendo o objeto de desejo de Alice e do lenhador de sobrancelhas grossas (Miki Manojlovic), que diz a Luc que gosta de seus meninos engordados e suas meninas magras antes de comê-los.

Há uma ousadia perversa em Ozon, como suas experiências anteriores já haviam revelado. Sua expressividade aparece quando ele escolhe enfatizar o cenário, demorando-se na opressiva beleza verdejante da floresta enquanto seus assassinos João e Maria, ou seria Bonnie & Clyde, correm, correm e correm. Às vezes, o mordaz absurdo do filme brinca com a poesia, mas do tipo mais autoconsciente.

O filme contém um frescor que é erótico e amedrontador. Alice parece ser a força motriz, empurrando Luc através de uma barreira que ele não ousa contemplar, até que seja tarde demais, mas lentamente parece que este é o seu rito de passagem.


O sexo como ideia é diferente do sexo como ato. Luc se descobre sexualmente, enquanto faz parte de eventos horríveis. Alice perde o controle e se torna, além de uma voyeur, sua amante no verdadeiro sentido. 


4 comentários: