domingo, 13 de fevereiro de 2022

Antes do Anoitecer(Before Night Falls, EUA/México, 2000)

Em Antes do Anoitecer, Javier Bardem oferece uma magnífica atuação como Reinaldo Arenas, poeta e romancista cubano que emigrou para os Estados Unidos no ascensor marítimo de Mariel, em 1980. e morreu 10 anos depois. É um papel e tanto para um ator, trágico, inspirador, com uma vasta gama de emoções, e Bardem, dá a ele humanidade, honestidade e um poder cumulativo que parece heroico.

Rodado no México, o longa também é um triunfo para o pintor e cineasta Julian Schnabel , de Basquiat(1996). Baseando seu filme em parte na autobiografia de mesmo nome de Arenas, Schnabel oferece uma fusão de sonhos, poesia, riffs visuais sem diálogo e cenas dramáticas que retratam a infância pobre de Arenas, seu amor pela literatura, seu despertar sexual e entusiasmo precoce pela Revolução Cubana, sua perseguição pelo regime de Castro e sua luta pela liberdade.


No início do filme, quando Arenas vai a uma boate de Havana com um amante que o deixa por uma mulher, Schnabel não nos deixa ouvir a música na boate ou o som das ondas quebrando, quando Arenas encontra outro homem e sai para passear ao longo da beira-mar.

Em vez de ondas, ouvimos Rouge uma linda composição de Lou Reed. O efeito, tonto e lírico e onírico, nos traz para a experiência subjetiva de Arenas e nos deixa sentir sua confusão e deliciosa excitação.


A escolha do elenco é inusitada, assim como em Basquiat onde o diretor colocou David Bowie para interpretar Andy Warhol, Sean Penn, aparece engraçado e irreconhecível como um camponês cubano, e Johnny Depp, em dois papeis, aparece como uma travesti, Bon Bon, e também um cruel tenente do Exército, ainda há participações de Diego Luna e da mexicana Patrícia Reyes Spindola.


Mas este é o filme de Bardem: ele tem o dom de se transformar a cada papel, de texturizar seus personagens com fisicalidade. Como Arenas, seus ombros são levemente curvados, seus braços próximos ao corpo, seu andar lânguido e levemente efeminado. Ele não está interpretando um homossexual de tela padrão, mas um indivíduo cujos gestos são específicos para ele e refletem sua personalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário