quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Bem-Vindo à Casa de Bonecas(Welcome to the Dollhouse, EUA, 1995)

Bem-Vindo à Casa De Bonecas traz recordações brutais e implacáveis sobre o inferno do ensino médio. Ver esse filme é um choque por lembrar como adolescentes podem ser cruéis uns com os outros, e quão profundamente essas feridas da adolescência deixam cicatrizes.

O filme é estrelado por Heather Matarazzo em uma performance perfeita como Dawn Wiener, uma impopular aluna da sétima série cujos óculos estão errados, cujo cabelo está errado, ou seja ela é humanamente tão desajeitada, quanto qualquer um de sua idade poderia ser.

A primeira vez que a vemos, ela está realizando um dos rituais mais dolorosos da vida: andando pelo refeitório da escola com uma bandeja cheia, tentando escolher uma mesa. Seu objetivo é sentar-se com os alunos tão longe na escala social escolar quanto ela, sem ser rejeitada.


Dawn  também é conhecida como "Lesbo" e "Estúpida", e quando ela pergunta a um colega por que ele a odeia, ela recebe uma resposta direta: "Você é feia". Ela não é feia, simplesmente fora dos padrões impostos, e sempre haverá sádicos que lhe farão um alvo.


Mas Bem-Vindo à Casa de Bonecas é na verdade, um filme engraçado e intensamente divertido: intenso, porque se concentra tão impiedosamente no comportamento de seus personagens que somos forçados a enfrentar tanto a comédia quanto a dor.

Dawn mora com os pais e um irmão mais velho que é nerd e uma irmã mais nova que é bailarina. Seu irmão Mark (Matthew Faber) está focado em entrar em uma boa faculdade, e tudo o que ele faz é planejado. Ele começa uma banda de garagem e recruta um estudante popular chamado Steve (Eric Mabius) como seu vocalista. Steve é ​​um bonitão mais velho, e o coração de Dawn acelera só de olhar para ele. 


Dawn é muito mal informada sobre sexo, mas disposta a aprender. Ela essencialmente fará qualquer coisa por Steve, que não pode ser incomodado; há uma cena bem escrita em que ela o tem sozinho em casa e o enche de junkie food.


Enquanto isso, ela é atormentada pelo bullying de Brandon (Brendan Sexton Jr.), que torna sua vida miserável e traz consequências drásticas. Dawn é esperta o suficiente para sentir ou adivinhar que os meninos da idade de Brandon muitas vezes expressam afeição através da hostilidade, e ela o tolera.


Cena após cena, Bem-Vindo à Casa de Bonecas acumula seus detalhes, recriando a aguda tragédia diária de ser uma adolescente impopular e lembrando, também, quão resiliente uma garota como Dawn pode ser.


O filme, que ganhou o grande prêmio no Festival de Cinema de Sundance, de 1996, é a estreia de seu roteirista e diretor, Todd Solondz. Ele mostra o tipo de atenção implacável aos pormenores que é a chave para a sátira. Não é o quadro geral que importa para uma garota como Dawn, mas os pequenos sinais de esperança que podem ter sido avistados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário