segunda-feira, 11 de julho de 2022

Badhaai Do: Casamento por Conveniência(Badhaai Do, Índia, 2022)

Excrementos e saliva – é assim que Shardul (Rajkummar Rao) e Sumi (Bhumi Pednekar) encontram seus respectivos amantes do mesmo sexo. É uma subversão não apenas do gênero romance, mas também da maneira queer de contar histórias de amor confortavelmente higienizadas.

Escrito por Suman Adhikary e Akshat Ghildial, e dirigido por Harshavardhan Kulkarni, Badhaai Do faz uma curva acentuada à esquerda desta convenção. Sumi tem que depositar a amostra de fezes de seu pai, e se apaixona pela mulher que faz os exames.

Shardul, um policial musculoso - cujo amor pelo fisiculturismo é visto como um ato erótico e aspiracional - para um jovem que está dirigindo em uma névoa, para respirar em sua mão para detectar o cheiro de álcool. O jovem, em seu estado de embriaguez, cospe, e eles se apaixonam.

Ambientado em grande parte em Dehradun, Badhaai Do leva adiante um legado que envolve pegar uma questão desconfortável e encontrar humor nela. Você não está rindo dos personagens tanto quanto da situação deles. Mas mesmo quando você está rindo deles, nunca é por maldade. Você não está feliz que eles sejam desajeitados e incoerentes, apenas divertidos. 



Shardul e Sumi entram no que é conhecido como “casamento lavanda” – uma união por conveniência onde homens gays e mulheres lésbicas se casam para realizar a heterossexualidade em público, enquanto suas privações internas são tão estranhas quanto parecem, uma dicotomia de lençóis.

Mas logo, as demandas por um filho – de personagens ao redor, mães e sogras, interpretadas por Seema Pahwa e Sheeba Chaddha – e também o desejo interior de cada um por uma criança, complicam esse casamento. 


O filme, no entanto, tem uma solução simpática, embora simples, e apenas aponta a esperança como o caminho. Isso envolve sorrir para a câmera, tocar música empolgante, como só Bolywood faz e embarcar numa celebração colorida, antes de sermos embalados para fora do longa.


Rajkummar Rao tem um dos sorrisos mais doces do cinema hindi, é pateta, inocente e exagerado e dá aos músculos de seu corpo um brilho nada intimidador. Bhumi Pednekar fornece o equilíbrio, sem ser o amortecedor. Ambos choram com o coração à mostra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário