quarta-feira, 6 de julho de 2022

Súplicas Atendidas: Os Arquivos de Capote(The Capote Tapes, EUA, 2019)

Truman Capote contou a história de sua própria juventude em “Outras vozes, outras salas” (1948), o romance autobiográfico que colocou Capote – e sua homossexualidade – no mapa.

Capote inventou sozinho o Novo Jornalismo com “A Sangue Frio” (1966), mas por mais revolucionário que esse livro tenha sido, não existe tanta profundidade criminal pois Capote se apaixonou por um dos assassinos do caso.


Capote  morreu em 1984, aos 59 anos, tendo passado os últimos 18 anos de sua vida alimentando-se da fumaça de sua celebridade – que era imensa – e não conseguindo terminar outro livro.


The Capote Tapes,é  um documentário meticuloso e carinhosamente montado que aborda a vida e a carreira de Truman Capote, mas com ênfase especial nos anos posteriores a “A Sangue Frio” e, percorre muitos terrenos que você já conhece.

Montado com psicologia fluida e habilidade pelo documentarista estreante Ebs Burnough, o filme é construído em torno de uma série de gravações de fitas de áudio de bobina a bobina nas quais George Plimpton entrevistou "amigos, inimigos, conhecidos e detratores" de Capote.


Há ótimas filmagens de Capote vagando pelas desoladas estradas secundárias do Kansas durante os anos em que ele estava lá relatando “A Sangue Frio”. Mas a essência de The Capote Tapes é uma espécie de imersão em Truman Capote em quem ele era e nos mundos em que se movia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário