segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Moonage Daydream(Alemanha/EUA, 2022)

Moonage Daydream, de Brett Morgen,  é um surto de epifania, uma gloriosa montagem comemorativa de material de arquivo, imagens de performances ao vivo, vídeo-arte e pinturas experimentais de David Bowie, trabalhos de cinema e palco e entrevistas com várias personalidades da TV com quem Bowie é infalivelmente educado, aberto e encantador. 

Como uma estrela do rock, Bowie era um artista único, esteta, experimentalista insurgente, dissidente de gênero e não arrependido, fumante inconsciente. Morgen inclui a tradicional galeria de pôsteres de estudantes dos vários ícones aos quais Bowie pode ser comparado , Oscar Wilde, Buster Keaton, James Baldwin, Aleister Crowley, todos perfeitamente permitidos, mas nenhum deles bastante próximo da doçura e do idealismo do rock de Bowie. 


O filme de Morgen mostra que seus fãs, especialmente os jovens em êxtase nos shows de Hammersmith Odeon e Earl's Court, não eram diferentes de Bowie: eles se espelhavam no astro.. Oprimidos, transfigurados, seus rostos clamavam por ser como o dele.


O filme não cobre a vida pessoal de Bowie como tal, este longa é sobre o Bowie público, o Bowie das superfícies e das imagens. Sua vida pessoal é um mistério: ele diz que nunca comprou um imóvel na vida (pelo menos antes de se estabelecer com Iman) e apenas existiu em Londres ou Los Angeles ou Berlim, simplesmente perseguindo a vocação de um artista.


Morgen sugere, em suas formas psicodélicas, que o grande período de Bowie chegou ao fim nos anos 1970, mas que sua curiosidade intelectual e criatividade continuaram a ter algo heroico e magnífico com o passar dos anos. E talvez suas aventuras em outras formas de arte, tenham sido um pouco mal interpretadas, pois ele já havia absorvido todas essas coisas  em suas personalidades de rock.

Usando os visuais caleidoscópicos para mergulhar o público e criar uma espécie de sonho hipnótico e febril é muito difícil descrever Moonage Daydream com palavras porque é único e muitas vezes transcendente, muito parecido com o próprio David Bowie. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário