segunda-feira, 7 de novembro de 2022

30º FESTIVAL MIX BRASIL


O Festival Mix Brasil, o mais importante dedicado ao cinema e às artes LGBTQIA+, na América Latina, chega à sua 30ª edição com muitos motivos para comemorar. Celebrando ‘Toda Forma de Existir’, de 9 a 20/11 o público, de São Paulo, poderá conferir 118 filmes de 35 países. O evento reunirá filmes premiados ao longo do mundo, como o brasileiro Três Tigres Tristes, de Gustavo Vinagre, ganhador do Teddy, em Berlim, o aguardado Close, de Lukas Dhont, que se fará presente no Mix, além das novas obras dos consagrados João Pedro Rodrigues e Christophe Honoré. Quem estiver na capital paulista não pode perder o acontecimento que ocupará 8 espaços da cidade! Como não poderemos fazer a cobertura presencial, estaremos ligados em tudo e trazendo as novidades no nosso Twitter. Já vimos alguns dos longas do Panorama Internacional do Festival, e comentamos abaixo:



2069, ano talvez erótico – logo veremos –, mas fatídico para um rei sem coroa. No seu leito de morte, uma canção antiga o faz rememorar árvores, um pinhal ardido e o tempo em que o desejo de ser bombeiro para libertar Portugal do flagelo dos incêndios foi também o despontar de outro desejo.


Marcos, um diretor de cinema meio fracassado, está imerso na gravação de sua nova obra, um filme de terror queer, quando uma série de terríveis assassinatos começa a acontecer em Barcelona, e todos parecem ter alguma relação com ele.



Mimmi, Emma e Rönkkö são garotas já quase adultas, tentando estabelecer seus próprios limites. Por três sextas-feiras consecutivas, duas delas experimentam a sensação da terra se mover ao se apaixonarem, enquanto a terceira parte na busca por encontrar algo que ela nunca sentiu antes… prazer.

Vicky, uma garota estranha e solitária, tem um poder mágico: ela pode reproduzir qualquer odor de que goste, e os coleciona numa série de potes cuidadosamente rotulados. Ela secretamente capturou o odor de Joanne, sua mãe, por quem nutre um amor selvagem, excessivo. Quando a irmã de seu pai, Julia, surge na vida deles, Vicky reproduz o aroma desta e é transportada por memórias sombrias e arcaicas que a conduzem a revelar os segredos de seu vilarejo, de sua família e de sua própria existência.

Close(de Lukas Dhont, Bélgica/França/Países Baixos, 2022)

A amizade entre dois meninos de 13 anos, Leo e Rémi, acaba de repente. Sem entender o que aconteceu, Léo procura Sophie, mãe de Rémi


Tudo sobre a 30ª edição do Festival Mix Brasil, em mixbrasil.org.br/30/

Siga o Cinematografia Queer no Twitter e no Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário