terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Attachment(Natten har øjne, Dinamarca, 2022)

A estreia de Gabriel Bier Gislason é um terror inesperadamente encantador. Tendo se apaixonado depois de um adorável encontro, a ex-artista dinamarquesa Maja (Josephine Park) impulsivamente vai morar com a acadêmica judia Leah (Ellie Kendrick), que sofre de uma lesão misteriosa. 

O romance delas é supervisionado pela mãe ultraortodoxa de Leah, Chana (Sofie Gråbøl), que se preocupa com cada necessidade de Leah com uma insistência que beira a posse.


Esta é uma mulher que mantém uma tigela em seu apartamento que deveria afastar os demônios. Ela também insiste que Maja use um colar de ametista que traz boa sorte. Eventualmente, Maja está convencida de que Chana realmente não quer que Leah se cure e, em vez disso, quer matá-la. Enquanto isso, o cunhado de Chana, Lev(David Dencik), administra uma livraria judaica ortodoxa, que Maja visita para aprender mais sobre cultura, história e folclore judaicos.


O filme é uma história de amor bela com à espreita nas sombras. O folclore judaico, dos Dybbuks e todos os rituais intermediários, é muito bem explorado.  A obra de Gislason é um conto cativante enraizado no misticismo que também é um alerta sobre a codependência.




O ritmo do filme funciona muito bem. Gislason passa tempo suficiente desenvolvendo o relacionamento entre Maja e Leah, enquanto mostra o quanto Maja se apega desesperadamente ao relacionamento porque é realmente a única coisa que está indo bem em sua vida.


À medida que o longa avança, seu tom escurece em comparação com a história de amor inicial. Além disso, todas as atuações aqui são fortes, especialmente Park e Gråbøl, cujo personagem é envolto em mistério. Durante grande parte do tempo não está claro se Chana realmente tem más intenções ou não. 


A configuração do apartamento cria um cativante universo cinematográfico, por menor que seja. Há algo estranho e incomum acontecendo. Essas cenas internas na casa de Leah parecem claustrofóbicas, o que aumenta a possibilidade de que sua mãe não queira que ela vá embora e fará de tudo para mantê-la lá.


Attachment é uma alegoria bem escrita sobre codependência impregnada no folclore judaico. O que começa como uma história encantadora sobre um casal de lésbicas logo se transforma em um conto sinistro e poderoso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário