sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

TOP 100 - 59 AO 50

 59 -  Adeus, Minha Concubina(Bàwáng Bié Jī, China, 1993)


Adeus, Minha Concubina, de Chen Keige, contém praticamente dois filmes juntos: um épico que abrange meio século da história chinesa moderna e um melodrama sobre a vida nos bastidores da famosa Ópera de Pequim. O filme flui com tal urgência que todas as suas conexões parecem lógicas. E é filmado com tal esplendor visual que possíveis objeções são postas de lado. Encontramos o delicado Douzi (Leslie Cheung), que é designado para o papel da concubina em uma famosa ópera tradicional, e o mais masculino Shitou (Zhang Fengyi), que fará o papel do rei. 



Coreia dos anos 1930, no período de ocupação japonesa, uma nova garota (Sookee) é contratada como criada para uma herdeira japonesa (Hideko) que vive uma vida isolada em uma grande propriedade rural com seu tio dominador (Kouzuki). Mas a empregada tem um segredo. Ela é uma batedora de carteiras recrutada por um vigarista que se faz passar por um conde japonês para ajudá-lo a seduzir a Senhora para fugir com ele, roubá-la de sua fortuna e trancá-la em um hospício. Mas nada é o que parece no filme, de Park chan Wook, e o plano parece seguir de acordo com o planejado até que Sookee e Hideko descobrem algumas emoções inesperadas.



Nascido no dia de Natal de 1960, Zac Beaulieu é o quarto dos cinco filhos de Gervais e Laurianne Beaulieu. Zac se sente um tanto desconectado de seus irmãos, todos diferentes uns dos outros. Para sua devota mãe católica, Zac é seu filho milagroso, tanto por ter nascido no mesmo dia que Jesus Cristo. Mas Zac quer mais agradar seu pai, que quer mais do que tudo em seus filhos que eles cresçam para serem homens e não bichas. Enquanto Zac passa do meio da adolescência para o início dos vinte anos, Zac só quer se livrar dos pensamentos subjacentes que ele tem e que a maioria tem na puberdade, mas que para ele estão se tornando mais prevalentes à medida que envelhece, nessa pequena obra prima do saudoso cineasta canadense Jean-Marc Vallée.


56 - Retrato de uma Jovem em Chamas(Portrait de la jeune fille en feu, França, 2019)



A diretora Céline Sciamma, foi premiada em Cannes pelo roteiro de seu Retrato de uma jovem em Chamas e indicada ao Globo de Ouro de Filme Estrangeiro, por essa obra prima.  A trama se passa em 1770, quando  Marianne (Noémie Merlant) é contratada para pintar o retrato da jovem Héloïse (Adèle Haenel), para que seja avaliado por um futuro pretendente. Durante o processo as duas acabam desenvolvendo uma delicada e sexual relação que é construída por meio de muito simbolismo e uma feminilidade que se tornou a marca registrada da diretora.


55 - Minha Vida em Cor-de-Rosa(Ma vie en Rose, Bélgica, 1997)



Em 1997, o diretor belga Alain Berliner realizou aquele que provavelmente seria o primeiro filme sobre uma criança transgênero: Minha vida em cor-de-rosa, e fez isso usando tanto o ponto de vista infantil numa esfera de sonho e inocência, quanto a perspectiva de adultos: a sociedade. A obra lhe garantiu um Globo de Ouro.


54 - Mistérios e Paixões(Naked Lunch, Canadá/Reino Unido/Japão, 1991)



William Lee(Peter Weller) é um exterminador de insetos. Ele mora com sua esposa, Joan(Judy Davis), que está injetando inseticida nos seios, em um pequeno apartamento, em Nova York. Estamos em 1953. Lee também se vicia no pó que usa para asfixiar baratas. William S. Burroughs é o autor do romance semi-biográfico, do qual o diretor canadense David Cronenberg adaptou o roteiro. Ícone da chamada Geração Beatnik, ele escreveu sobre sexo e drogas de uma forma que chocou a década de 1950, e além.


53 - A Morte e Vida de Marsha P. Jonhson(The Death and Life of Marsha P. Johnson, EUA, 2017)



O documentarista David France apresenta  em A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson, a história da icônica ativista de Stonewall e militante amada do Greenwich Village. O filme traz uma perspectiva macro dos direitos LGBTQIAP+  e realmente conta uma grande trajetória. Johnson, que morreu em 1992, e que a polícia declarou como suicídio depois que seu corpo apareceu perto do cais da Christopher Street, era uma mulher trans que nasceu Malcolm Michaels, em 1945 .



52 -Me Chame pelo seu Nome(Call me by your name, França/Itália, 2017)


O filme, de Luca Guadagnino, é um conto sensual e transcendente do primeiro amor, baseado no aclamado romance de André Aciman. É o verão de 1983 no norte da Itália, e Elio Perlman (Timothée Chalamet), um jovem, de 17 anos, passa seus dias na villa do século XVII de sua família escrevendo e tocando música clássica, lendo e flertando com sua amiga. Embora a sofisticação e os dons intelectuais de Elio sugiram que ele já é um adulto de pleno direito, há muito que ainda permanece inocente e informe sobre ele, principalmente sobre assuntos do coração. Um dia, Oliver (Armie Hammer), um estudante universitário americano trabalhando em seu doutorado, chega como estagiário anual de verão encarregado de ajudar o pai de Elio. Em meio ao esplendor ensolarado do cenário, Elio e Oliver descobrem a beleza inebriante do despertar do desejo ao longo de um verão que mudará suas vidas para sempre.


51 - O Lugar sem Limites(El lugar sín limites, México, 1978)


Honra familiar, ganância, machismo, homofobia e os sonhos de prostitutas colidem em uma cidade mexicana. Em O Lugar sem Limites, baseado no obra de José Donoso, o rico e idoso Don Alejo está prestes a vender a cidade com lucro, precisando apenas comprar um bordel para possuir todos os prédios e fechar o negócio. É propriedade de Manuelita e sua filha: Manuelita é travesti, envelhecida. A volta de Pancho complica as coisas. No elenco da obra prima do mexicano Arturo Ripstein, medalhões do cinema daquele país, como Fernando Soler, Ana Martín, Lucha Villa e Roberto Cobo.


50 -  Minha Adorável Lavanderia(My Beautiful Laundrette, Reino Unido, 1985)


Na obra, de Stephen Frears, grande parte da família paquistanesa Hussein se estabeleceu em Londres, lutando pelas riquezas prometidas pelo 'thatcherismo'. Nasser e seu braço direito, Salim, têm vários pequenos negócios, enquanto isso, seu irmão, o alcoólatra Ali, que já foi um famoso jornalista no Paquistão, mora em um apartamento decadente com seu filho, Omar. A vida de Ali em Londres não é tão lucrativa em parte por causa de sua política de esquerda, que não combina com os ideais do thatcherismo. Para ajudar seu irmão, Nasser dá a Omar um trabalho braçal. Mas Omar, com planos maiores, convence Nasser a deixá-lo administrar a lavanderia decadente de Nasser. Omar aproveita o que vê como uma oportunidade de tornar a lavanderia um sucesso e contrata um velho amigo, Johnny, o jovem Daniel Day Lewis, - que recentemente andou por aí com uma gangue de punks. Johnny e Omar têm um relacionamento especial, mas que passou por altos e baixos fomentados pelos sentimentos anti-imigração da Inglaterra de Margareth Tatcher.


PARTE 1 - 100 AO 90
PARTE 2 - 89 AO 80
PARTE 3 - 79 AO 70

PARTE 4 - 69 AO 60

PARTE 5 - 59 AO 50 PARTE 6 - 49 AO 40

PARTE 7 - 39 AO 30

PARTE 8 - 29 AO 20

PARTE 9 - 19 AO 11

PARTE 10 - 10 AO 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário