terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

TOP 100 - 89 AO 80

 89  - 8 Mulheres(8 Femmes, França, 2002)



Com 8 mulheres, o realizador francês François Ozon criou um colorido suspense musical à la Agatha Christie. Oito mulheres estão isoladas em uma casa coberta de neve, há um cadáver com uma faca nas costas e todas são suspeitas em potencial. O elenco é uma lista de lendas francesas: Fanny Ardant, Emmanuelle Beart, Danielle Darrieux, Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Virginie Ledoyen, Firmine Richard e Ludivine Sagnier.



Em 1977, Harvey Milk, papel que deu a Sean Penn seu segundo Oscar, se tornou o primeiro homem assumidamente gay eleito para um cargo público nos Estados Unidos. Milk fez um poderoso apelo aos homossexuais para que saíssem do armário e lutassem por direitos iguais. O filme, de Gus Van Sant, começa com Harvey Milk, aos 48 anos, refletindo em seu gravador sobre uma jornada pessoal que começou aos 40



Na obra, de Peter Jackson, Pauline Parker e Juliet Hulme, interpretadas pelas estreantes  Melanie Linskey e Kate Winslet, se conhecem na escola durante a década de 1950. Melhores amigas instantâneas, elas passam cada minuto possível juntas, muitas vezes escrevendo sobre uma terra de fantasia. Cada vez mais distantes de suas respectivas famílias, e da realidade, as duas meninas percebem que são extremamente diferentes da maioria das outras pessoas e concordam em tomar todas as medidas necessárias para garantir que não sejam separadas. 

86  - Gerontophilia(Canadá, 2013)


Em Gerontophilia, Bruce LaBruce troca o sexo explícito e escatologias por um romance inusitado. Lake(Pier-Gabriel Lajoie) é um jovem de 18 anos que tem uma namorada, porém descobre uma atração por homens não mais velhos, mas idosos. Um dia ele se candidata para uma vaga em uma casa de repouso, onde pode lidar com os pacientes e de certa forma satisfazer seus desejos. Quando conhece o Sr. Peabody(Walter Borden) cria afeto, além de atração sexual.



Ambientando em uma única locação, o thriller homoerótico de Alain Guiraudie, evoca Alfred Hitchcock numa trama cercada de mistério e sedução, para lidar com a marginalização dos homossexuais, em um território hostil: o da  'caça' ao ar livre. Frank, interpretado por Pierre Deladochamps, ganhador do César de ator Revelação, é um jovem que quer curtir o lago de pegação, transar e flertar. Para as cenas de sexo explícito, Guiraudie optou por usar dublês.


‘You’re my Wonderwall’. Com Mommy, Xavier Dolan ganhou o Prêmio do Júri, no Festival de Cannes, e marcou uma guinada em sua carreira.  Obcecado pelas relações mãe-filho, o canadense conta a história de Diane(Anne Dorval), uma jovem mãe solteira, que tem um relacionamento muito difícil com seu filho, Steve(Antoine-Olivier Pilon). Violento e hiperativo, ele tem grande dificuldade em controlar suas emoções e sua força. Depois de ser expulso de um reformatório, por colocar fogo no refeitório e atingir um colega, Diane quer tentar novamente morar com Steve,




Ryan Murphy pode ser reconhecido por inúmeros projetos como American Horror Story, Pose e Glee, mas essa é a sua verdadeira obra prima. Protagonizado por Mark Ruffalo e Julia Roberts, o filme mostra como tudo começou em Nova York na década de 1980, e retrata anos difíceis de políticas de saúde, ativismo e militância por pacientes vivendo e morrendo de AIDS.


82 - Os Rapazes da Banda(The Boys in the Band, EUA, 1970)



Dirigida por William Friedkin, que anos mais tarde realizaria O Exorcista e Parceiros da Noite, o filme é baseado na peça Off-Broadway, de 1968, escrita por Matt Crowley. O  texto era realmente ousado para a época, exaltando o orgulho LGBTQIA+ e tratando pessoas queer com total naturalidade. Até certo ponto, a obra é quase como um diálogo entre homossexuais assumidos e bem resolvidos, porém com um hétero a espreita.

81 - Buddies(EUA, 1985)



Considerado o primeiro longa-metragem de ficção a abordar o tema, o minimalista Buddies trouxe um olhar realista e ao mesmo tempo sensível para o HIV. O diretor Arthur Bressan morreu de complicações resultantes da AIDS dois anos após o lançamento do filme. Buddies acompanha um homossexual em Nova Iorque que está numa relação monogâmica e se torna “cuidador” ou amigo voluntário de outro homossexual morrendo. Daí, surge uma bela amizade, com mudanças de paradigmas e uma incrível mensagem de positividade no pico da doença.


Após se auto referenciar ao longo de sua filmografia recente, o diretor espanhol Pedro Almodóvar apresenta em Dor e Glória(2019) seu filme mais íntimo, onde se entrega ao público mostrando a si mesmo em uma espécie de autorretrato. Além do personagem central, Salvador Mallo, ser um avatar de Almodóvar, interpretado com bravura por Antonio Banderas, indicado ao Oscar, resgata a infância do diretor, sua complexa e próxima relação com a mãe, seus bloqueios e vícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário