segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

TOP 100 - 49 AO 40

 49 - Meu Querido Companheiro(Longtime Companion, EUA, 1989)


Em 1989, ano que o longa de Norman René foi realizado, o rastro deixado pela AIDS era devastador. Abordando um tema tão pesado, como a trajetória da epidemia ao longo dos anos 1980, de forma leve, Meu Querido Companheiro recebeu o Prêmio do Público no Festival de Sundance, além da Indicação ao Oscar e o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante para Bruce Davison, que brilha no papel de David.

48 - As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant(Die bitteren Traenen der Petra von Kant, Alemanha, 1972)



Petra Von Kant (Margit Carstensen) é uma estilista de prestígio autossuficiente, muito inteligente e arrogante. Sua principal companhia é Marlene (Irm Hermann), sua secretária, assistente e empregada, que ela não cansa de explorar. Petra se apaixona perdidamente pela oportunista Karin (Hanna Schygulla) e o conturbado relacionamento abala profundamente suas emoções. Adaptação da peça homônima, escrita pelo próprio diretor, o gênio fullgás Rainer Werner Fassbinder.


47 - Má Educação(La Mala Educación, Espanha, 2004)


Em Má Educação, Pedro Almodóvar retoma uma história que começou a contar nos anos 1980, em A Lei do Desejo(1987), da criança abusada pelo padre, que na vida adulta se assume trans. Quando um velho amigo entrega ao cineasta Enrique Goded (Fele Martínez) um roteiro baseado na adolescência dos dois, Enrique é obrigado a reviver sua juventude em um internato católico. Alternando passado e presente, o roteiro acompanha o enigmático personagem de Gael García Bernal que se reconecta com o passado. O encontro faz a personagem refletir sobre a vitimização sexual e o trauma de esconder sua preferência sexual. Almodóvar apresenta um metacinema impressionante e um desfecho apoteótico para a trans, Zahara.

46 - Fome de Viver(The Hunger, Reino Unido, 1983)


Estrelado por nada menos que Catherine DeNeuve e David Bowie, e baseado no romance de Whitley Strieber, o filme de estreia de Tony Scott, é um conto agonizante de vampiros, circulando em torno de uma sensualidade totalmente eficaz. John(Bowie) está envelhecendo e diante da aparente desistência de sua mestre ele procura pela cientista Sarah Roberts(Susan Sarandon), que o ignora.




Uma das grandes obras primas de Derek Jarman, Caravaggio é um biografia fictícia do famoso pintor italiano do século XVII. Quando jovem, ele ganhou o apoio do cardeal Del Monte e Caravaggio passou a desenvolver um novo estilo de pintura dando uma visão mais realista do mundo em que vivia. Ele também começa casos de amor com uma de seus modelos, Ranuccio, bem como com a namorada de Ranuccio, Lena. O relacionamento deles leva ao assassinato e ao engano.


44 - Salò, ou os 120 Dias de Sodoma(Salò o le 120 giornate di Sodoma, Itália, 1975)


Salò é uma notória adaptação do romance igualmente infame do Marquês de Sade, Os 120 Dias de Sodoma. No controverso filme de Pier Paolo Pasolini, no entanto, os quatro ricos libertinos franceses do século 18 se tornam quatro ricos fascistas italianos procurando maneiras de manter seu poder depois que o reinado de quase 21 anos de Benito Mussolini, como primeiro-ministro italiano, chegou ao fim. 


43  - Um Dia de Cão(Dog Day Afternoon, EUA, 1975)



Numa performance impecável de Al Pacino, Um Dia de Cão, de Sidney Lumet, começa com a história de um homem que assola um banco para financiar a mudança de sexo de sua amante. Real, a situação atraiu centenas de policiais e milhões de telespectadores. Os personagens são todos verossímeis, simpáticos e convincentes. Em um filme sobre policiais e ladrões, não há bandidos. Apenas pessoas tentando passar por uma tarde de verão que mudou a vida de forma estranha.


42 -Nunca fui Santa(But I'm a Cheerleader, EUA, 1999)



Protagonizado por Natasha Lyonne, a sátira à cura gay de Jamie Babbit, é colorida, divertida e bebe do universo de John Waters. Os sinais de que Megan é lésbica parecem claros. Ela come tofu, ouve canções de Melissa Etheridge e tem fronhas decoradas com flores ginecológicas de Georgia O'Keeffe. Outra pista: quando beija o namorado, ela fantasia com as líderes de torcida. Seus pais prontamente a mandam para uma instituição chamada True Directions, onde conhece o amor através da personagem de Clea Duvall e vive momentos hilários junto do ‘reorientador’ interpretado por RuPaul.


41 - Pink Narcissus(EUA, 1971)


Filmado entre 1964 e 1970, Pink Narcissus de James Bidgood, que por anos não teve a identidade revelada assinando a obra como Anônimo, conta a história etérea de um jovem e suas fantasias eróticas com as quais ele passa o tempo. O modelo e protagonista, Bobby Kendall, retrata a um garoto de programa, preso em um inferno surrealista. Ele é Narcissus, jovem que ama seu próprio reflexo e se imagina nas mais alegóricas, coloridas e estranhas alucinações. A câmera passeia incansavelmente por seu corpo fazendo uma rara analogia do umbigo com outro orifício.


40 - Vera(Brasil, 1986)


Vera é um homem trans que prefere ser chamado de Bauer. Embora afirme que é um homem, a sociedade não tolera e o vê como uma mulher lésbica. O filme, de Sérgio Toledo, é um marco do cinema nacional, por anos antes da retomada, trazer à tela um tema urgente, a questão trans masculina. A pérola, premiou Ana Beatriz Nogueira com o Urso de Prata, por sua atuação no Festival de Berlim, mas passou anos esquecido e está, enfim, sendo redescoberto.


PARTE 1 - 100 AO 90
PARTE 2 - 89 AO 80
PARTE 3 - 79 AO 70

PARTE 4 - 69 AO 60

PARTE 5 - 59 AO 50 PARTE 6 - 49 AO 40

PARTE 7 - 39 AO 30

PARTE 8 - 29 AO 20

PARTE 9 - 19 AO 11

PARTE 10 - 10 AO 01


Nenhum comentário:

Postar um comentário