sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Conte-me Sobre Você(Háblame de ti, México, 2022)


Chava (German Bracco) completou 17 anos, ele comemora com sua família, incluindo sua mãe, Laura (Arcelia Ramírez) e seu pai, Álvaro (Julio Bracho).Na escola ele tem um grupo de amigos que apostam em quem vai arrumar uma namorada primeiro, e parece que Chava está cada vez mais perto desse objetivo quando começa a receber mensagens anônimas, que ele acredita serem enviadas por Mariana (Isidora Vives), uma linda colega de classe. Ao mesmo tempo, ele se sente confuso por uma atração por seu parceiro de natação, Carlos (Martín Saracho).

Carlos e Chava começam a se encontrar e se unem para investigar quem é a autora das mensagens, que se autodenomina "Brujita" (Renata Vaca). Como diz o ditado, "quem procura, acha" e coincidentemente descobre que é a mesma menina que se corresponde com o pai, cujas ausências em casa despertam suspeitas. Ao descobrir a identidade dela, sua vida familiar mudará para sempre, contribuindo para o sentimento de inquietação que o acompanha permanentemente.


Eduardo Cortés escreve e dirige um filme que parece pessoal, levando seu protagonista por vários caminhos, explorando sua busca por identidade, amizade, amor, sexualidade e família. Há muita informação incluída, e parece que nem todas as situações apresentadas serão resolvidas, mas Cortés administra com eficiência.


Em relação ao elenco, German Bracco como Chava é sensível e comete muitos erros, mas provoca muita empatia. O peso do filme recai sobre ele e o ator é convincente. Ao descobrir se é gay ou não, sua família passa por um teste difícil, suas notas caem e ele briga com os amigos, levando a uma crise que ele lida com habilidade.


A construção do personagem Carlos é excelente; ele é o único seguro de si e que sabe que custou muito para chegar onde está, então não colocará em risco sua estabilidade emocional, por mais que se interesse por Chava. 


Háblame de Ti é tenro e felizmente não segue a narrativa de ‘novela mexicana’ que é sua maior conquista, inclusive se sai muito bem ao dialogar com uma geração de influencers e tik tokers que mantém o celular sempre à mão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário