terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

TOP 100 - 39 AO 30

A lista está afunilando, e o ranking chegando ao seu desfecho. Hoje, na sétima parte, vamos falar de filmes tão variados quanto representativos, tem de John Waters a Apichatpong Weerasethakul, passando pela França de Honoré e de Ozon.

39 - Deuses e Monstros(EUA/Reino Unido, 1998)


Dirigido e adaptado  por Bill Condon, do romance Father of Frankestein, de Christopher Bram, o filme é uma homenagem ficcional aos últimos dias do diretor James Whale, de filmes como O Homem Invisível(1933) e A Noiva de Frankenstein(1935), interpretado brilhantemente por IanMcKellen. O longa, pinta uma imagem vívida de um homem que em uma época em que a maioria dos homossexuais permaneceu no armário, foi um dos poucos que assumiu sem remorso sua sexualidade.

38 -Vestida de Azul(Espanha, 1983)


Em 1983,  o diretor espanhol Antonio Gimenez Rico estava inovando ao retratar a realidade de mulheres trans em seu país, em um período de transição pós ditadura franquista. Vestida de Azul é simplesmente um ícone transgênero na Espanha, filme obrigatório para aqueles que pretendem ir mais a fundo no assunto. O documentário, que foi revisitado em um ensaio de Valeria Vegas, autora da biografia de ‘La Veneno’, servirá como base para a segunda temporada.

37 - Nunca Vas a Estar Solo(Chile, 2016)



Santiago do Chile. Pablo (Andrew Bargsted), um jovem estudante do ensino médio, descobre a paixão pela noite. Mas um dia ele é vítima de um violento ataque homofóbico que o deixa em coma. Enfurecido, seu pai Juan(Sergio Hernandez), faz de tudo para encontrar os culpados. Baseado em uma história real, Nunca vas a estar Solo é o primeiro filme do também músico Alex Anwandter e tem sua gênese em uma notícia que chocou o Chile


36 - Pink Flamingos(EUA, 1972)



Numa das obras mais subversivas de John Waters, a safada Divine vive em um trailer com seu filho hippie maluco, Crackers, e sua mãe de 100 quilos, viciada em ovos, Mama Edie, tentando descansar tranquilamente ostentando o título de "as pessoas mais imundas do mundo". Mas a competição aparece na forma de Connie e Raymond Marble, que vendem heroína para crianças em idade escolar e sequestram e engravidam garotas, depois vendem os bebês para casais de lésbicas. Finalmente, eles desafiam Divine diretamente e a batalha começa.


35 - Como Sobreviver a uma Praga(How to Survive a Plague, EUA, 2012)


O relato meticulosamente detalhado de David France é como um grupo furioso e ferozmente comprometido de pessoas altruístas e destemidas, que ao enfrentar a indústria farmacêutica e as instituições governamentais, eles fizeram uma diferença real e salvaram incontáveis ​​vidas. Esta é, obviamente, a história da epidemia de AIDS que trouxe a formação da organização AIDS Coalition to Unleash Power, mais conhecida como ACT UP.


34 - Mal dos Trópicos(Sud Pralad, Tailândia, 2004)


Mal dos Trópicos, de Apichatpong Weerasethakul, explora a relação apaixonada entre dois homens com consequências incomuns. O filme é dividido em duas partes. A primeira metade mostra a modesta atração entre dois homens no campo ensolarado e relaxante e a segunda metade mostra a confusão e o terror de uma ameaça desconhecida à espreita nas sombras da selva.


33 - Conquistar, Amar e Viver Intensamente(Plaire, aimer et courir vite, França, 2018)



Em Conquistar, Amar e Viver Intensamente, de Christophe Honoré, é 1993. Arthur, 20 e poucos anos, estuda em Rennes. Sua vida muda quando ele conhece Jacques, um escritor que mora em Paris com seu filho. Durante todo o verão, Arthur e Jacques se divertem e se amam. Mas Jacques sabe que esse tipo de amor precisa viver rápido.


32 - O Tempo que Resta(Le temps qui reste, França, 2005)



No filme, de François Ozon, Romain, 31, descobre que um tumor maligno pode matá-lo em poucos meses. Decisões: Tratamento? Trabalhos? Como dizer a seu amante e sua família. Ele se lembra do mar e de si mesmo quando criança. Ele se encara no espelho. Ele é cruel: diante da morte, ele afasta as pessoas. Ele visita sua avó, interpretada por Jeanne Moreau, para contar a ela; no caminho, ele conversa brevemente com uma garçonete onde surge uma proposta inusitada. 




Diego, um jovem homossexual culto, cético, apaixona-se por uma jovem comunista heterossexual cheia de preconceitos e ideias doutrinárias. Primeiro vêm a rejeição e a desconfiança, mas também o fascínio. Morango e Chocolate é uma história de amadurecimento contada através do desenvolvimento de uma grande amizade que supera a incompreensão e a intolerância, de um regime totalitário.

30 - Não é o Homossexual que é perverso, mas a situação em que ele vive(Nicht der Homosexuelle ist pervers, sondern die Situation, in der er lebt, Alemanha, 1971)


No cult de Rosa von Praunheim, Daniel, um jovem do interior chega à cidade e passa de uma subcultura gay para outra. Suas aventuras começam nas ruas de Berlim, onde o tímido moreno Daniel conhece a loira Clemens, que o convida para um café em casa e lhe oferece um lugar para ficar. Logo Daniel está morando com Clemens e acredita ter encontrado o amor de sua vida. Os dois tentam imitar um casamento burguês e seu estilo de vida. Mas depois de quatro meses de tédio, Daniel é perseguido por um homem mais velho e rico que o convence a se mudar para sua vila, onde ele encontra um grupo de gays mais velhos, pretensiosos em suas apreciações de belas artes e música clássica, que o bajulam

Nenhum comentário:

Postar um comentário