quarta-feira, 1 de novembro de 2023

31º FESTIVAL MIX BRASIL

Entre curtas e longas, nacionais e internacionais, premiados ao redor do mundo, o Festival Mix Brasil, acontece entre 9 e 19 de dezembro, de forma gratuita, com o tema ‘A Gente Nunca foi Tão Mix’. Reunindo Teatro, Performance e Cinema, o evento se solidifica cada vez mais como uma multiplataforma da arte LGBTQIA+, nessa que é sua 31ª Edição.

A programação impressiona, tanto pela quantidade de títulos, quanto pela explanação de temas a que eles se propõem. Muitos dos filmes foram premiados por onde passaram, como ‘Orlando: Minha Biografia Política’, de Paul Preciado, ganhador do Teddy em Berlim, e que também estará no próximo Festival Varillux.


A página já viu algumas das obras selecionadas, e muitas delas na modesta opinião já são as melhores do ano:


20.000 espécies de abelhas, de Urresola Solagure, conta a história de um verão catalão e a busca de uma criança por identidade. Ele também fala de mulheres de três gerações que precisam se unir pelo bem da criança. Como as abelhas homônimas que a tia de Lucía mantém como apicultora, cada mulher assume um papel específico na estrutura familiar.


A Amiga da Minha Amiga(La Amiga de mi Amiga, Espanha, 2023)


O filme, da diretora de Barcelona Zaida Carmona, é uma comédia labiríntica de relações sexuais afetivas entre cinco mulheres com abordagem documental ficcional. O filme tem um ritmo ágil e dinâmico em tom de humor pop sobre as mudanças nas relações entre várias jovens mulheres na Barcelona de hoje.



Com uma vitalidade híbrida, Anhell69, de Theo Montoya, é uma obra fílmica que parece nascer espontaneamente de si mesma, especialmente do encontro com osjovens já falecidos que o diretor conheceu para seu projeto cinematográfico, que só se concretizou na forma de um documentário.




No verão de 1999, um dançarino de salão australiano, de 18 anos, nascido na Sérvia, vive um romance inesperado e intenso, de 24 horas, com o irmão mais velho de uma amiga. Antes de nos levar de volta à Austrália dos anos 1990, Of an Age, do roteirista e diretor Goran Stolevski, de You Won’t Be Alone(2022) começa em 2010, onde Kol (Elias Anton) fica do lado de fora de seu veículo coberto pela cinematografia do crepúsculo cedendo a desejos complicados para telefonar para sua velha amiga Ebony (Hattie Hook)



A honestidade crua de Kokomo City é uma prova da confiança de cada mulher em D. Smith como uma cineasta trans negra enquanto falam abertamente sobre seus clientes cis-homens negros e os desejos secretos que expressam a portas fechadas. Aqui, o documentário não tem medo de explorar a discriminação e o ódio que cada mulher enfrenta e a masculinidade tóxica que muitas vezes ameaça sua vida após um encontro.



Joe(Khalil Ben Gharbia, de Peter Von Kant) , de 17 anos, está prestes a ser solto de um centro de detenção para menores infratores. Se o juiz aprovar sua soltura, ele viverá de forma independente. Mas a chegada de um novo jovem, William( Julien De Saint-Jean), desafiará seu desejo de liberdade. Zeno Graton, que também é roteirista do filme ao lado de Clara Bourreau, assina seu primeiro longa-metragem.



Um drama irreverente e luxuoso, dirigido e escrito pela cineasta alemã Frauke Finsterwalder  sobre a história real do século XIX. Como no recente Corsage, o filme conta a história da caprichosa imperatriz Isabel da Áustria-Hungria, conhecida como Sisi (Susanne Wolff). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário