segunda-feira, 25 de abril de 2022

You Won't Be Alone(Austrália, Reino Unido, Sérvia, 2022)

Enraizado no horror folclórico, You Won’t Be Alone, de Goran Stolevski, abre com uma assustadora bruxa que muda de forma Maria (Anamaria Marinca) tentando comer um bebê. Ela explica à mãe em pânico da criança, Yoana (Kamka Tocinovski) que o sangue de um recém-nascido é tudo.

Mas um acordo é fechado. Ela criará sua filha até a adolescência e depois a entregará. Escondendo seu bebê em uma caverna, Nevena (Sara Klimoska) cresce sem conhecer o mundo exterior. Maria, claro, encontra a criança, transformando-a em bruxa de garras negras como ela. 


Uma aldeia montanhosa na Macedônia, do século XIX, é o pano de fundo da história mais perturbadora do que o mais sombrio dos contos dos Irmãos Grimm. Com muito sangue, tripas e animais, a cinematografia fresca e fria de Matthew Chuang, em alguns momentos provoca homoerotismo com cenas de homens em um banho de rio, masturbação coletiva, e a sublime nudez de Carloto Cotta.

A jornada de Nevena começa quando ela acidentalmente mata Bosilka(Noomi Rapace), uma mãe vulnerável e decide assumir sua forma. Mais tarde, ela tenta ser um homem, Boris (Carloto Cotta), e experimenta então novas formas de sexualidade e prazer.


No processo, Nevena testemunha os perigos profundamente enraizados da masculinidade tóxica. Através de Boris, ela floresce sexualmente e permite que o erotismo a invada numa cena de sexo impressionante. E graças à Biliana( Alice Englert), ela aceita um destino como ser humano, ao lado de Yovan(Félix Maritaud), depois de provar o tipo de infância que lhe foi impiedosamente roubada.


O aspecto mais fascinante de You Won’t Be Alone é seu envolvimento com as noções de eu e caráter de uma forma que desafia as definições binárias de gênero. O filme opera de forma revigorante fora de quaisquer normativas, estabelecendo sua própria linguagem, identidade e universo, por um lado, e desmantelando-os, por outro, para desenterrar novos caminhos de compaixão e compreensão.


Um comentário: