Enraizado no horror folclórico, You Won’t Be Alone, de Goran Stolevski, abre com uma assustadora bruxa que muda de forma Maria (Anamaria Marinca) tentando comer um bebê. Ela explica à mãe em pânico da criança, Yoana (Kamka Tocinovski) que o sangue de um recém-nascido é tudo.
Mas um acordo é fechado. Ela criará sua filha até a adolescência e depois a entregará. Escondendo seu bebê em uma caverna, Nevena (Sara Klimoska) cresce sem conhecer o mundo exterior. Maria, claro, encontra a criança, transformando-a em bruxa de garras negras como ela.
Uma aldeia montanhosa na Macedônia, do século XIX, é o pano de fundo da história mais perturbadora do que o mais sombrio dos contos dos Irmãos Grimm. Com muito sangue, tripas e animais, a cinematografia fresca e fria de Matthew Chuang, em alguns momentos provoca homoerotismo com cenas de homens em um banho de rio, masturbação coletiva, e a sublime nudez de Carloto Cotta.
A jornada de Nevena começa quando ela acidentalmente mata Bosilka(Noomi Rapace), uma mãe vulnerável e decide assumir sua forma. Mais tarde, ela tenta ser um homem, Boris (Carloto Cotta), e experimenta então novas formas de sexualidade e prazer.
No processo, Nevena testemunha os perigos profundamente enraizados da masculinidade tóxica. Através de Boris, ela floresce sexualmente e permite que o erotismo a invada numa cena de sexo impressionante. E graças à Biliana( Alice Englert), ela aceita um destino como ser humano, ao lado de Yovan(Félix Maritaud), depois de provar o tipo de infância que lhe foi impiedosamente roubada.
O aspecto mais fascinante de You Won’t Be Alone é seu envolvimento com as noções de eu e caráter de uma forma que desafia as definições binárias de gênero. O filme opera de forma revigorante fora de quaisquer normativas, estabelecendo sua própria linguagem, identidade e universo, por um lado, e desmantelando-os, por outro, para desenterrar novos caminhos de compaixão e compreensão.
Parece muito bom! Gostei da sua resenha, rápida e direta. 🤗
ResponderExcluir