quinta-feira, 6 de junho de 2024

Está Tudo Bem Comigo?(Am I Ok?, EUA, 2022)

Lucy (Dakota Johnson) sempre se sentiu atraída por mulheres, mas nunca fez nada sobre isso. Ela relutantemente se assume para sua melhor amiga, Jane (Sonoya Mizuno), insistindo que ela não quer  fazer barulho sobre nada disso. A amizade entre essas duas mulheres é a relação central do filme. 

A relação de codependência das amigas é marcada pelo controle um pouco excessivo de Jane sobre uma Lucy relutante e tímida, que precisa ser constantemente pressionada a tentar coisas novas ou satisfazer seus gostos; E isso se aplica à sua busca sexual, bem como ao seu trabalho, porque em vez de perseguir seu amor pela pintura, ela prefere continuar trabalhando como recepcionista em um spa.

Este último tem um lado positivo: a nova massagista Brittany (Kiersey Clemons), que parece estar de olho nela. Mas enquanto Lucy tenta se sentir confortável com sua sexualidade, sua amizade com Jane começa a sofrer, e o fato de Jane ser tão impetuosa em querer ver sua amiga feliz só agrava a questão.


Em seu longa de estreia como codiretoras, Stephanie Allynne e Tig Notaro estão impressionantemente sintonizadas com a humanidade de suas personagens. O filme tem muitas risadas, mas sua magia é a maneira como ele puxa os detalhes silenciosos que lhe dão conhecimento e insight dos personagens.


O roteiro de Lauren Pomerantz encaixa essa amizade dentro de certas fórmulas narrativas de comédia romântica, mas ainda assim subverte o gênero ao transformar as vidas amorosas de Lucy e Jane em subtramas cujos altos e baixos não são inerentemente mais importantes do que a amizade entre elas.


O filme é ancorado por duas performances sinceras, e sua química é palpável. Mizuno faz o espectador refletir sobre como foi se assumir para sua melhor amiga. Johnson é natural quando se trata de expressar a raiva, o ódio a si mesmo e a confusão que se abateria sobre qualquer um que percebesse aos 32 anos que é uma pessoa queer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário