sábado, 29 de junho de 2024

Woman of... (Kobieta Z..., Polônia/Suécia, 2023)

Dirigido por Małgorzata Szumowska e Michał Englert, Woman of… tem o objetivo de contar a história de 45 anos da vida de Aniela, uma transgênero polonesa, e sua luta para ser aceita pela sociedade e seus familiares, dentro do mesmo período da turbulenta história da Polônia, ainda atrasada em relação aos direitos civis LGBTQIA+

Quando Andrzej(Mateusz Wiezlalek) e Iza (Bogumila Bajor) se conhecem na Polônia, na década de 1980, o amor deles é grande. Até que ele não consegue segurar mais sua transgeneridade. Andrzej tem medo do tratamento hormonal. Mas, no fundo, o personagem  começa a perceber que realmente quer ser uma mulher.


A história de amor, captada em planos exuberantes, lembra o retrato da relação central de Laurence Anyways (2012), de Xavier Dolan. Andrzej lentamente começa a encontrar a si mesmo e sua verdadeira identidade de gênero. Andrzej informa-se na biblioteca e, mais tarde, no cibercafé, sobre fenómenos como o crossdressing e as possibilidades de redesignação de gênero.

Nas ruas vazias da cidade de Tomaszów Mazowiecki à noite, Andrzej vive sua existência como mulher de salto alto e com roupas femininas em grande parte despercebida. Enquanto isso, um médico considera a prescrição de testosterona para deixá-lo “apropriado".



É somente depois de muitos anos, quando a personagem principal (agora encarnado por Małgorzata Hajewska-Krzysztofik) muda seu nome para Aniela, que um médico é encontrado que tem a intuição e competência necessárias. "São normais", garante o profissional a Aniela – e explica-lhe que nunca é tarde para iniciar o tratamento hormonal.

A personagem se veste cada vez mais feminina, isso não leva tanto a insultos ou ameaças, mas à exclusão. Aniela é deixada à própria sorte, mesmo que isso resulte em demissão ou falta de moradia. Quando ela é abordada por seu nome antigo ou como "senhor", ela geralmente supera isso em vez de corrigir imediatamente seu interlocutor. Afinal, Aniela é tão tímida quanto Andrzej.

A única pessoa com quem Aniela às vezes pode falar sobre sua situação é aquela que tem algo a perder: a esposa Iza. Porque, apesar de tudo, os dois têm um casamento bastante estável. No entanto, isso terá que ser dissolvido se Aniela quiser se submeter à cirurgia de redesignação de gênero. Afinal, o casamento entre duas mulheres não é permitido na Polônia. 


Rigoroso em termos de representação Woman Of…, dá o seu melhor quando se centra na evolução psicológica da personagem de Aniela. São justamente as rugas exibidas no rosto de Hajewska, comparadas com a versão jovem da personagem que representam plasticamente a passagem do tempo que já produziu seus efeitos, começando a desgastar um corpo, mas não antes que ele possa se tornar aceitável para quem o habita. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário