quarta-feira, 20 de abril de 2022

Tempestade de Verão(Summerstorm, Alemanha, 2004)


As vidas dos melhores amigos Tobi (Robert Stadlober) e Achim (Kostja Ullmann) são tão próximas uma da outra que eles aproveitam a chance de passar algum tempo extra juntos em sua equipe local de remo, antes que o time, parta para o acampamento de verão para a competição nacional júnior.

Ao lado deles também está a namorada de Achim, Sandra (Miriam Morgenstern), cuja melhor amiga Anke (Alicja Bachleda) se sente atraída por Tobi. Pessoalmente Tobi simplesmente não sente o mesmo por Anke. Na verdade, ele gostaria que os lábios dela fossem os de seu melhor amigo.

O time rival de remo QUEERSTROKE; o de garotos abertamente gays pelos quais Tobi se sente cada vez mais atraído é o caminho para mais do que apenas uma passagem masculina, forçando Tobi a finalmente questionar sua sexualidade e a percepção de que seus sentimentos por Achim foram muito além da mera amizade.


Lindamente filmado, com a exuberante cinematografia do interior da Alemanha e da Baviera perfeitamente intercalada com persistentes tomadas de câmera do físico masculino em toda a sua glória atlética, esta variante cativante sobre o tema de sair do armário, relaciona o cenário de "amor pelo seu melhor amigo", misturado com a consciência gradativa de sua sexualidade ser "diferente dos que estão ao seu redor".


No entanto, este trabalho não é baseado em ficção. É, em parte, uma obra autobiográfica, inspirada por um diretor que se apaixonou por seu próprio melhor amigo. Só que aqui Marco Kreuzpaintner prefere trazer à tona a grave questão da homofobia, com os meninos da cidade sendo obrigados a enfrentar seus medos e preconceitos.


Aprimorado por um elenco jovem e enérgico que naturalmente esconde as emoções cruas de adolescentes desesperados para afirmar sua sexualidade, o resultado. se torna leve, mas sério, divertido e apaixonado. Isso marca uma abordagem totalmente otimista ao tema perene de ser fiel a si mesmo, sendo um deleite absoluto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário