segunda-feira, 11 de abril de 2022

Sedimentos(Espanha, 2021)

Em Barcelona, ​​uma das cidades mais liberais da Espanha, o projeto i-vaginarium se dedica a fornecer informações detalhadas a mulheres transexuais que consideram a possibilidade de fazer uma vaginoplastia. Magdalena, participante da ONG, quer comemorar seu aniversário de 25 anos no local onde cresceu

Em Sedimentos, documentário de Adrián Silvestre, ela convida Yolanda, Tina, Cristina, Saya e Alicia, um grupo da organização, para viajar com ela até Puente de Alba, um pequeno vilarejo nas montanhas.


Sedimentos é um documentário empático e reflexivo que permite que as seis mulheres trans no centro dele contem suas próprias histórias. Enquanto viajam para a província de León, as mulheres começam a se relacionar e compartilhar vivências.

Embora suas origens sejam muito diferentes, elas, em um mundo onde os direitos trans estão longe de serem garantidos, são acolhidas pelo filme, que permite que essas mulheres sejam simplesmente elas mesmas.


Inspirado no filme Vestida de Azul, de Antonio Giménez Rico, de 1983, o diretor se encontrou com muitas mulheres trans durante o processo de seleção e reuniu um grupo cuja visão combinava e era influenciada pelo filme de Rico.

Graças às suas experiências comuns, essas mulheres, que cresceram e se desenvolveram discutindo juntas e até ensinando umas às outras, independentemente de sua idade, posição e status social, foram unidas em um único coração durante todo o mecanismo definido do início ao fim .

Mesmo que a ficção o toque no âmago da vida, sua atitude perante a realidade é seu principal tesouro. Silvestre, que moldou seu filme na estrada, sempre evitou fatores externos e garantiu que Sedimentos fosse apenas um filme sobre seres humanos, desenvolvendo e apresentando ao público novas perspectivas sobre transexualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário