quarta-feira, 29 de março de 2023

Punch(Nova Zelândia, 2022)

A estreia em longa-metragem de Welby Ings, indicado ao Oscar por seu curta Boy é uma história de amadurecimento muito convincente que acerta como um soco. Situado na zona rural da Nova Zelândia, e estrelado pelo britânico Tim Roth, o filme é um conto de como a homofobia de uma pequena cidade combinada com a xenofobia pode ter consequências explosivas.

Jim Richardson (Jordan Oosterhof) tem treinado para sua chance de se tornar um boxeador profissional durante toda a sua vida em Punch. Seu pai Stan (Roth) o pressiona desde criança. Este é o sonho de ambos, mesmo que às vezes pareça mais com Stan do que com Jim. 


Jim é um adolescente que está crescendo, explorando e aprendendo sobre si  mesmo. Ele não pode se concentrar apenas no boxe, há mais no mundo. Ele tem interesse em fotografia, música e vídeos. Durante esse período de autodescoberta, Jim conhece Whetu (Conan Hayes), um Maori nativo, abertamente gay, que é ridicularizado e condenado ao ostracismo por isso. Os dois amadurecem juntos com Whetu ajudando Jim a perceber quem ele realmente é e a aceitar sua sexualidade.


Jim terá que lidar com seus sentimentos crescentes por Whetu, a pressão dos sonhos de seu pai para seu futuro e as demandas de todas as várias pessoas da cidade que querem definir o homem que ele se tornará.


Ings baseia-se na experiência pessoal e nas de pessoas próximas a ele para o filme. Isso adiciona um nível de realismo aos personagens e suas jornadas. O cineasta emprega tomadas únicas, enquadramentos e closes para tentar estabelecer uma conexão mais profunda com os atores. A cinematografia, de Matt Henley, é atmosférica e linda e eleva o filme, especialmente nas cenas que Whetu e Jim passam juntos. 


Punch é uma história focada em dois relacionamentos envolvendo três homens, Stan, Jim e Whetu. A relação entre pai e filho e o romance entre dois jovens. Esses três personagens não são apenas centrais para o filme, mas são o filme.  Ao lado do veterano Roth, os jovens atores mostram uma gama de emoções de forma gritante e com pequenas sutilezas transmitidas com perfeição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário