Quando Massimo (Luca Argentero) morre em um acidente, Antonia (Cristiana Capotondi) descobre que seu marido estava tendo um caso com um jovem, Michele (Eduardo Scarpetta). Assim, viajando pela vida secreta do marido, a mulher conhece Michele e seu círculo de amigos, quase como uma segunda família para ele.
A novidade mais importante, aquela sobre a qual Ozpetek constrói toda a narrativa da série, é o novo Michele. Eduardo Scarpetta é bem diferente de Stefano Accorsi: tem uma beleza mais bruta, mais descarada, e isso se reflete no caráter do personagem, mais robusto e exuberante. O ator napolitano, que é descendente de atores e dramaturgos famosos, começou a atuar com seu pai Mario Scarpetta no teatro desde os nove anos de idade.
Um mundo se move ao lado dos três protagonistas, aquela família extensa de afetos, não de sangue, que povoam as mesas dos filmes do diretor. A personagem de Serra Yilmaz, a única do filme, atriz fetiche de Ferzan Ozpetek, é quem comanda o grupo. Nesta família também está um casal de lésbicas , interpretado por Ambra Angiolini e Anna Ferzetti.
Nos detalhes vemos os sinais dos tempos, porque há vinte anos, especialmente na conservadora Itália, este casal de mulheres não poderia estar casado, e nem sonharia em ter um filho. Ferzan Ozpetek bate insistentemente nessa tecla das mudanças positivas no país.
Todas as marcas registradas do realizador ainda funcionam muito bem. Como os almoços de domingo, os banhos de sol, as panorâmicas gastronômicas e o ambiente de convívio e descontração. Mas o que importa é que a história de Os Anjos Ignorantes ainda faz sentido hoje. Se Ferzan Ozpetek parecia já ter dito tudo sobre seu discurso sobre sexualidade, nesta série ele parece ter retornado com uma mensagem viva e poderosa sobre a liberdade.
Os oito episódios de Os Anjos Ignorantes descrevem em detalhes inúmeras situações que não foram vistas no original, especialmente a vida dos amigos de Michele, focando em todos os aspectos dos personagens e sua evolução. Há mais destaque na trama de Vera (Lilith Primavera), uma mulher trans, com os pais, que ainda não conseguiram aceitar sua transição.
Os Anjos Ignorantes é um culto LGBTQIA+, que expande a narrativa do filme original, focando nos aspectos de seus maravilhosos personagens, e mostrando as mudanças na sociedade italiana nos últimos vinte anos em termos de direitos civis à identidade e inclusão de gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário