terça-feira, 25 de julho de 2023

Beats(Reino Unido, 2019)

Em 1994, o governo britânico promulgou uma lei totalmente insana declarando ilegais todos os "eventos musicais caracterizados pela transmissão de batidas repetidas". Os protagonistas de Beats, parecem não se importar com isso, enquanto se preparam para a festa de suas vidas.

Johnno(Cristian Ortega) é um garoto  bom e inteligente, mas sua mãe infelizmente entra em um relacionamento com um policial mal-humorado do bairro, algo que não beneficia exatamente o ambiente na família.


Seu amigo, Spanner(Lorn Macdonald), por outro lado, tem preocupações completamente diferentes: El está na base do sistema de classes britânico, tentando desesperadamente se manter ao lado de seu irmão extremamente violento, Fido(Neil Leiper), o terror da vizinhança.


Johnno e Spanner encontram sua única saída na música: não a música de guitarra das gerações anteriores a eles, mas as emocionantes batidas eletrônicas, que se tornava cada vez mais popular espalhadas por DJs underground e estações de rádio pirata.


A trilha sonora é nada menos que adequada (Ultrasonic, Leftfield, Lee 'Scratch' Perry, Joey Beltram, Prodigy, Plastikman), e a cena alucinógena que retrata uma viagem eufórica às drogas foi criada por Weirdcore, o artista por trás de alguns vídeos lendários do Aphex Twin.


Parente espiritual de Trainspotting(1996), o filme, de Brian Welsh, é praticamente todo rodado em preto e branco e combina uma história de amadurecimento com um retrato social, pintando um quadro completamente irresistível, sobre a subcultura das raves, e, de como era ser jovem na Escócia dos anos noventa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário